De hoje até sexta-feira o Centro Diocesano de Livramento de Nossa Senhora será palco do agro baiano. O maior evento do segmento já sediado na região, o Sistema Faeb/Senar Itinerante, foi oficialmente aberto, com participação maciça da população e de prefeitos e autoridades regionais.
Em cerimônia que deu a largada da primeira edição do projeto, o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, falou que a ação tem a essência da missão do Sistema Faeb/Senar, que passa pela a Educação. “Estamos aqui para apreender muito e para transferir um pouco de conhecimento sobre novas tecnologias, através de capacitações e do sentimento de cooperação demonstrado por todos os entes que nos apoiaram”, salientou.
Miranda ressaltou que o público está no lugar, hora e setor certos. “Esse Vale tem enorme potencial de produção, com terras férteis e água em abundância. Precisamos usar esses bens com sabedoria para produzir sempre”, completou.
Só neste primeiro dia, centenas de pessoas participaram das capacitações voltadas às principais cadeias produtivas da região: fruticultura e leite, com ofertas de cursos de poda e indução de manga, beneficiamento do leite, ambos nas salas de treinamento, além do curso de panificação, que acontece dentro da Carreta Escola, estacionada na Praça da Diocese.
Equipes multidisciplinares orientaram produtores rurais e estudantes de áreas agrárias e fizeram atendimentos jurídico, técnico, ambiental e fundiário.
“Quando nos foi apresentado esse projeto grandioso nós aceitamos de imediato, pois entendemos que traria um benefício incalculável para toda população da região, homens e mulheres do campo que com certeza aproveitarão os cursos que aqui serão ministramos e que lhes darão conhecimento para atuar em suas propriedades, contribuindo para a redução do êxodo rural”, pontuou o prefeito de Livramento de Nossa Senhora, José Ricardo.
O evento vai até a próxima sexta-feira (26) e oferece uma série de serviços à população, a exemplo de cursos, palestras, seminários, dinâmicas e dias de campo. Nomes renomados como Paulo Suassuna, Eduardo Brandão, Jorge Souza, Roberto Vianna e Vaomar Souza.
A programação inclui, ainda, um Concurso Culinária Rural que premiará o candidato que fizer a melhor receita típica com ingredientes locais.
Participaram do evento o os prefeitos Roberval Galego (Dom Basílio); Humberto Raimundo (Ibipitanga); Aloísio Miguel (Macaúbas); Gilberto Martins (Paramirim); José Afonso de Souza, presidente da Cooplamac; os diretores da Faeb Rui Dias e Guilherme Moura; os superintendentes do Senar Bahia, Carine Magalhães e Edmundo Neto; o assessor jurídico, Carlos Bahia, e o presidente do Sindicato Rural de Barreiras, David Schimidt.
Confira a programação completa: