O trabalho da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA – se faz necessário e tem resultado em ações e conquistas importantes para a agropecuária nacional. Contribuímos para a mudança constitucional do governo e, na sequência, apresentamos ao presidente Michel Temer um conjunto de propostas para que o Brasil volte a crescer.
Nos últimos meses, outras vitórias importantes para o produtor rural merecem destaque:
• Prorrogação para 31 de dezembro de 2017 do prazo de adesão ao CAR, o Cadastro Ambiental Rural, permitindo que todos os produtores se adaptem às normas do novo Código Florestal Brasileiro.
• Liquidação e renegociação das dívidas dos produtores das regiões Norte (Matopiba) e de municípios do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.
• Liquidação e renegociação das dívidas dos produtores da região Nordeste contraídas até dezembro de 2011.
• Aprovação, pelo Congresso Nacional, da Lei de Contratos de Integração Agroindustrial, que regulamenta a relação entre o produtor rural e agroindústria.
• Abertura do mercado norte-americano para a carne bovina brasileira in natura, vencendo as barreiras sanitárias e ampliando as oportunidades de exportação.
• Consolidação do Canal do Produtor TV, uma emissora digital que leva informação, educação e assistência diretamente ao homem do campo
• Criação do Observatório da Criminalidade no Campo, como forma de alertar as autoridades para o problema da segurança nas áreas rurais.
• Criação do Conselho do Agro, com a participação de 14 entidades do setor, para defender em conjunto e de forma articulada os interesses do produtor.
• Lançamento da Plataforma de Qualidade – Carne Bonifcada, que vai garantir maior rentabilidade para o pecuarista.
Agora em 2017, a CNA seguirá cumprindo o seu papel de defender os interesses dos produtores rurais em todos os níveis de poder e representação. Defendemos a modernização da Política Agrícola por meio de uma Lei Agrícola Plurianual que respeite as peculiaridades regionais (por ex., do Nordeste e da Amazônia) e reduza os riscos do produtor. Precisamos também melhorar o desempenho de algumas áreas que prejudicam a nossa competividade, como transporte, logística, tributação e legislação trabalhista.
Como se vê, integrar o Sistema CNA é fazer parte de uma família que trabalha sério para semear propostas, cultivar resultados e colher conquistas para o Brasil.
Confira os capítulos dessa história:
– Livro completo – Ações e Conquistas do Sistema CNA em 2017
Capítulo 01 – Núcleo Econômico
Capítulo 02 – Relações Internacionais
Capítulo 03 – Política Agrícola
Capítulo 04 – Cereais, Fibras e Oleaginosas
Capítulo 05 – Café
Capítulo 06 – Cana-de-açúcar
Capítulo 07 – Fruticultura
Capítulo 08 – Hortaliças e Flores
Capítulo 09 – Silvicultura
Capítulo 10 – Bovinocultura de Corte
Capítulo 11 – Bovinocultura de Leite
Capítulo 12 – Aves e Suínos
Capítulo 13 – Aquicultura e Pesca
Capítulo 14 – Ovinos e Caprinos
Capítulo 15 – Meio Ambiente
Capítulo 16 – Empreendedores Rurais
Capítulo 17 – Assuntos Nordeste
Capítulo 18 – Assuntos Fundiários
Capítulo 19 – Infraestrutura e Logística
Capítulo 20 – Trabalho e Previdência
Capítulo 21 – Faculdade CNA
Capítulo 22 – Canal do Produtor
Capítulo 23 – SENAR – Educação e Assistência Técnica no Campo
Capítulo 24 – Instituto CNA
Capítulo 25 – Contribuição Sindical CNA
Capítulo 26 – Contribuição Sindical SENAR