O diretor do Sistema Faeb/Senar, Guilherme Moura, participou, na última quarta-feira (28), da abertura do Agrotecnologia 2023, em Petrolina, com a palestra “Agricultura digital: oportunidades e desafios na aceleração e fomento das startups do agro”. Além dele, estavam o presidente da Abrafruta, Guilherme Coelho; o reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; o diretor de Inovação e Tecnologia Industrial do Senai Pernambuco, Oziel Alves; do professor Valdner Ramos, organizador do evento; e de outras autoridades. Após o encontro, Moura participou também do cluster de inovação do Vale do São Francisco.

“A agricultura digital promoverá o novo salto tecnológico no segmento agropecuário, permitindo, inclusive, que pequenos e médios produtores que muitas vezes estão à margem do mercado, sendo pouco competitivos em seus empreendimentos voltem para o mercado e consigam permanecer no segmento com rentabilidade e qualidade de vida para suas famílias e seus trabalhadores”, defendeu.

O Agrotecnologia reuniu produtores rurais, empresários, acadêmicos e pesquisadores para discutirem o processo de certificação das empresas exportadoras, durante a décima edição do seminário internacional da certificação do agronegócio, que este ano trouxe como tema central "Agroindústria e agricultura digital: oportunidades e desafios para sua integração". O evento contou, ainda, com palestras, mesas redondas e uma mostra de Agritech e Foodtech do Vale do São Francisco.