O dia do estudante, comemorado no último sábado, marcou a volta às aulas para as turmas do Curso Técnico em Agronegócio do Senar Bahia, no polo de Salvador. Durante os dois turnos os alunos trocaram experiências e apresentaram as realidades das regiões onde atuam, durante as aulas realizadas na sede do Sistema FAEB.
O encontro contou com a palestra da jornalista e aluna do curso, Georgina Maynart, que falou sobre o último Censo Agropecuário realizado pelo IBGE. “Eu tentei passar para os meus colegas algumas informações que tive contato produzindo as reportagens sobre o Censo. Mostrar um pouco do que os números da pesquisa realizada pelo IBGE indicam sobre a agropecuária no estado”, explicou Georgina.
Jornalista especial do programa Bahia Rural, Georgina revelou que o curso também tem contribuído na sua área de atuação. “Como faço reportagens sobre um setor que exige informações precisas, o Senar tem me abastecido com dados e conhecimento. Tem sido muito importante no meu dia a dia, no momento em que estou percorrendo o campo e na hora de fazer as reportagens, para perceber exatamente os detalhes do sistema produtivo, as tendências, as projeções e entender melhor também o funcionamento do sistema agrícola. O curso é muito bom, não só no conhecimento da área agropecuária, mas também em relação a gestão, a administração, e o viés voltado para a agricultura moderna”.
A advogada Maria Ilza Cardoso é aluna do quarto semestre do curso. Ela possui uma pequena propriedade e queria profissionalizar a sua produção. “Eu precisava ampliar o meu conhecimento técnico e científico. Tenho uma pequena propriedade onde cultivo milho e mandioca e aqui no curso aprendi técnicas que eu desconhecia, como recuperar o solo e fazer um sistema que integra pastagem com floresta, que é muito importante para o semiárido, onde estou inserida”, revelou.
Eraldo Cerqueira também é aluno do curso. Ele destacou a importância da profissionalização num dos setores que mais cresce no país. “Atuo na Chapada Diamantina produzindo melancia e abobora, e o Senar me trouxe toda a capacitação técnica, apresentando os cenários do agronegócio e ampliando o meu desenvolvimento como produtor e como empresário. A implantação da assistência técnica me abriu novos horizontes.”
O Curso
O curso Técnico em Agronegócio é completamente gratuito, reconhecido MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), e oferecido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (MAPA). A carga horária é de 1.230 horas, sendo 80% à distância e 20% de aulas presenciais, realizadas em seus respectivos polos de ensino. A Bahia já formou uma turma no município de Luís Eduardo Magalhães e na próxima sexta-feira será realizada a formatura da primeira turma do polo de Gandu.
Fonte: Ascom Sistema FAEB