Em assembleia geral realizada no dia 2 de dezembro, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia, as contas do exercício de 2016 e o planejamento orçamentário para 2017 da FAEB foram aprovadas por unanimidade pelos presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais presentes na reunião. Também foi votada (e aprovada por unanimidade) a criação de um novo Sindicato, no município de Maragogipe.
Com auditório completamente lotado, os presentes ainda puderam acompanhar uma apresentação do superintendente do Banco do Nordeste no Estado da Bahia, Antônio Jorge Guimarães Júnior. Ele falou sobre a Lei 13.340, que está prestes a ser sancionada e que vai ajudar o produtor rural na renegociação de dívidas com diversas instituições financeiras, entre elas o próprio Banco do Nordeste. O superintendente apresentou os principais pontos da lei e os benefícios que a categoria obterá. Logo depois, os presidentes da base sindical ainda puderam tirar dúvidas sobre a Lei. "Nós estamos trabalhando em parceria com a FAEB e com os Sindicatos para alcançar o maior número possível de produtores", ressaltou o superintendente.
O presidente da FAEB, João Martins, acrescentou ainda que essa proposta de Lei foi feita com os técnicos da CNA e que será um marco na produção brasileira. "Sairemos de forma itinerante por todo país, e claro na Bahia também, para informar produtores rurais sobre essa a Lei 13.340, que vai possibilitar que a categoria tenha acesso a novos créditos", pontuou.
Prêmio Mérito Rural FAEB – Durante a assembleia, João Martins também anunciou a criação do Prêmio Mérito Rural FAEB, que visará valorizar ações de pessoas/profissionais que tenham contribuído para o crescimento e divulgação do setor agropecuário. "Pesquisadores, políticos que tenham atuado na defesa dos nossos interesses, jornalistas que tenham realizado reportagens sobre o segmento ou de valorização do homem do campo vão ser premiados. Enfim, é valorizar quem ajuda para que o agro seja cada vez mais forte", pontuou Martins.
O Prêmio Mérito Rural FAEB está em fase de planejamento e será enviado para os presidentes sindicais no primeiro semestre de 2017, para que todos possam contribuir ativamente na premiação.
2° Concurso Boas Práticas Pro-Senar – O dia ainda marcou a premiação anual das melhores práticas do programa Pro-Senar. Os três Sindicatos que apresentaram melhores resultados no ano de 2016, seguindo regulamento técnico divulgado no site oficial do SENAR, foram contemplados com um carro e duas motos, para primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Os vencedores foram:
1° Lugar – Sindicato dos Produtores Rurais de Ibirapitanga: "Estou muito emocionado pelo reconhecimento do trabalho, que não é só meu. Toda equipe do Sindicato trabalha intensamente para que nossas ações deem grandes resultados, sempre apoiada pelo SENAR que está a todo momento ao lado do produtor rural. E um agradecimento especial a Dr. João Martins, que transformou a Federação numa instituição séria e respeitada", disse Antônio Ribeiro, presidente do Sindicato, emocionado, sem conseguir segurar as lágrimas.
2° Lugar – Sindicato dos Produtores Rurais de Iguaí: "Eu quero agradecer ao Senar, aos técnicos de campo, instrutores, a Dr. João, Dr. Humberto, Dra. Carine. Todos foram fundamentais para que a gente pudesse atender bem o produtor rural, que é o foco do trabalho do Sindicato. E ano que vem trabalharemos ainda mais para ganharmos o carro", prometeu José Domingos, presidente do Sindicato.
3° Lugar – Sindicato dos Produtores Rurais de Mundo Novo: “É um reconhecimento que não é só meu, mas dos técnicos também. A gente conseguiu montar uma equipe dedicada que conseguiu transmitir toda a filosofia de trabalho do Senar para nossos produtores. Isso vem crescendo cada vez mais em nosso município, juntamente com a procura pelo Pro-Senar", Adriano Tannus, presidente do Sindicato.