No oeste da Bahia, as máquinas já retiram do campo a safra de algodão. O cenário é mais otimista do que nos últimos anos.
A área plantada de algodão na Bahia foi reduzida em 50% desde 2012. Eram mais de 400 mil hectares destinados ao plantio. Vários fatores explicam essa redução.
"Surgiram grande problemas que não eram esperados, que o produtor não tem como controlar, como a introdução de uma praga mundial. Tivemos uma ano com excesso de chuva na colheita e tivemos um outro ano com seca", explica o engenheiro agrônomo, Eleusio Freire.
Este ano tudo mudou. A chuva chegou e foi bem distribuída. Com isso a quantidade de algodão produzido aumentou. A Bahia colheu no ano passado, 561,825 mil toneladas. Nessa safra, a produtividade esperada pela Associação Baiana de Produtores de Algodão, a Abapa, é 75% maior.
Com o incremento na produtividade, os agricultores do oeste da Bahia esperam colher este ano cerca de 800 mil toneladas de algodão. Sendo que 40% disso é de pluma. O que representa a melhor safra dos últimos dez anos na Bahia.
Os agricultores estão recebendo R$ 90,29 pela arroba de algodão – R$ 4 a mais que no ano passado.
Veja no link abaixo a matéria exibida no Globo Rural do último:
https://globoplay.globo.com/v/5962346/programa/
Fonte: Globo Rural