Dos sete projetos de Formação Profissional Rural (FPR) premiados pelo Senar Central, na última quinta-feira (10), dois são do Senar Bahia. O órgão participou do 3º Concurso de vídeos educativos e venceu nas categorias Saúde e Segurança no Trabalho, com os trabalhos realizados nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no Oeste do estado.
O concurso tem o objetivo de destacar os instrutores que vão a campo compartilhar conhecimento sobre as temáticas de grande importância para o agro, contribuindo para a formação de mão de obra qualificada e, consequentemente, reduzindo o índice de acidentes e incidentes nas atividades rurais.
Nesta edição, foram premiados os instrutores Mateus Castro, com o vídeo sobre a Norma Regulamentadora – NR 21, que dispõe sobre Segurança no Trabalho em Altura; e a instrutora Daniela Pereira, com o vídeo sobre Segurança no Trabalho em Máquinas, Equipamentos e Implementos, abordada na NR 31.12.
O Senar Central ainda premiou as ações de FPR nas categorias de Gestão Rural, Bem-estar Animal e Meio Ambiente. Já na área de Promoção Social, foram destacados trabalhos nas categorias de Saúde Preventiva, Artesanato e Alimentação e Nutrição.
Os vídeos inscritos deviam ter duração entre 5 e 10 minutos. Na competição foram avaliadas postura didática e técnica; conteúdo educativo; qualidade de áudio; criatividade e originalidade; pertinência do tema; contextualização das informações e inserção de recursos gráficos e ilustrações. Também foi levado em consideração a relevância para o setor rural, conjugada com a aplicabilidade e contribuição para o produtor e trabalhador do campo.