Encontro acontece durante dois dias em Feira de Santana

Brasília (18/09/2025) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou, na quarta (17), em Feira de Santana (BA), uma capacitação do Programa Senar Qualifica, com as equipes das administrações regionais do Senar da Bahia e de Sergipe.
A iniciativa vai até quinta (18) e tem o objetivo de aprofundar o entendimento sobre o funcionamento do programa. O treinamento é voltado para a qualificação profissional de técnicos nas áreas de equinocultura e mecanização de máquinas agrícolas.
Participaram da capacitação os assessores técnicos da Diretoria de Educação Profissional e Promoção Social (DEP), Carolina Pietrani, Vilton Júnior e Weslei Nascimento.
Para Carolina, a capacitação representou um momento de integração e aprendizado. Segundo ela, o Senar Qualifica nasce para atender às necessidades reais do setor, preparar trabalhadores rurais com competências alinhadas ao mercado e fortalecer a profissionalização no campo.
“A capacitação nos permitiu alinhar processos, trocar experiências e fortalecer as equipes regionais com informações fundamentais sobre a operação dos cursos. Tenho certeza de que cada participante sai daqui mais preparado para contribuir com a consolidação da oferta em suas regiões”, destacou.
Para Weslei, o Programa Senar Qualifica é uma ótima oportunidade para a implementação de recursos de tecnologias educacionais como Tour Virtuais, simuladores e experiências educacionais imersivas nos cursos.
O projeto tem como finalidade oferecer formação inicial a nível de qualificação profissional e preparação dos trabalhadores rurais com competências básicas e específicas de acordo com as demandas do mercado.
A proposta busca reunir teoria e prática em cursos estruturados por competências e amplia as oportunidades de formação no campo, além de promover o desenvolvimento em diferentes áreas do setor agropecuário.
A gerente de Educação Profissional e Promoção Social da Administração Regional da Bahia, Daniela Lago, destacou que o Programa Senar Qualifica chega em um momento oportuno para reforçar o compromisso da instituição em ampliar o portfólio de qualificações profissionais.
Segundo ela, o modelo híbrido fortalece o processo de ensino ao aliar educação à distância e prática no campo, com aprendizado completo e aplicável.
“O sucesso do número de inscrições e a procura elevada mostram o quanto trabalhadores e produtores rurais confiam na formação oferecida pelo Senar. Esse resultado reforça a importância de levarmos capacitações cada vez mais próximas à realidade do campo”, afirmou.
Durante a capacitação, foram apresentados os objetivos e a metodologia do programa, além do modelo de operação, com estrutura de funcionamento, fluxos e responsabilidades das equipes envolvidas.
Os participantes também receberam orientações sobre documentação técnica e manuais de apoio, formação de instrutores e estratégias pedagógicas, além de conhecerem os ambientes e sistemas digitais de suporte que serão utilizados por alunos, instrutores e equipes técnicas.
A programação contemplou uma visita técnica ao Centro de Excelência em Zootecnia e um haras da região, onde os participantes puderam observar boas práticas e exemplos concretos da integração entre teoria e prática.