Durante dois dias, a sede do Sistema Faeb/Senar, no bairro do Comércio, reuniu profissionais da educação das regionais do Senar da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba e Alagoas para discutir a ampliação e modernização da Rede e-Tec Brasil, criada em 2011 pelo Ministério da Educação com a finalidade de desenvolver o ensino profissional e tecnológica a distância, democratizando o acesso à educação profissional pública e gratuita no País.
De acordo com a coordenadora de Educação Formal do Senar Central, Maria Cristina Ferreira, o encontro deve ser replicado em outras partes do Brasil, mas começar pelo Nordeste tem um significado especial: o de intensificar o programa nesta região. “É um evento importante para termos um momento de escuta, conversar com as regionais, conhecer o trabalho pontual de cada uma e poder sugerir algo dentro das suas realidades. Além disso, o Workshop nos permite escutar os polos e os principais agentes que estão atuando na rede e-Tec Brasil do Senar, de modo que a gente consiga alinhar os discursos, fazer as melhorias que nós precisamos fazer nos processos da formação técnica que vem acontecendo há quase nove anos e trazer as inovações que precisamos fazer nos processos para ampliar a oferta da formação técnica profissionalizante do Senar”, disse.
A gerente de Educação e Promoção Social do Senar Bahia, Daniela Lago, comentou da responsabilidade da regional em ser pioneira na discussão. “Só temos a agradecer ao Senar Central em nos confiar ser o ponto de partida. Foi um prazer receber a equipe deles aqui, assim como da Dot e de outras regionais. Sem dúvida, uma oportunidade ímpar de pensar em novos cursos, fazer uma reorganização das nossas demandas e pensar em melhorias que podemos implantar”, avaliou.
O I Workshop da Formação Técnica Profissionalizante Regional do Nordeste foi uma espécie de intercâmbio para que cada regional pudesse compartilhar seus cases de sucesso e suas dores. “Saímos daqui cheios de novas ideias e com expectativas de implantar em nossos polos novos cursos e oportunidades”, comentou Poliana Queiroz, responsável pelos cursos técnicos e superior no Senar Paraíba.
A abertura do evento foi conduzida pelo Presidente do Sistema Faeb Senar, Humberto Miranda e pela Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães e contou com a participação do Diretor Geral da Faculdade CNA, André Sanches; do Senar Central participaram Maria Cristina Ferreira, coordenadora de Educação Formal; Fabiana Christtine Secretária Escolar; Adriana Aires, assessora técnica da Diretoria de Inovação e Conhecimento; o Diretor Comercial da Dotgroup, Silvone Assis e a sua equipe; e os agentes de execução do Programa dos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe.