Sistema FAEB

Caixa Econômica atende CNA e amplia prazo de financiamento para aquicultores

A Caixa Econômica Federal atendeu ao pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e ampliou os prazos de financiamento para a cadeia produtiva da aquicultura.

A CNA pediu à Caixa a readequação dos prazos de financiamento, especialmente para peixes nativos e a reiteração de não exigência de Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP) para os aquicultores, conforme o Manual de Crédito Rural.

Agora os prazos passam a ser de até 24 meses de contratação, dependendo do sistema produtivo e espécie cultivada.

“A demanda chegou à CNA por meio de produtores que estavam tentando captar esse crédito na região Norte do Brasil, mas estavam com dificuldades. Os produtores Comentaram que algumas agências exigiram a RGP e os prazos não condiziam com o ciclo produtivo de peixes nativos”, explicou a assessora técnica da CNA, Elena Castellani.

A CNA enviou ofício técnico à Caixa explicando a necessidade de ampliação dos prazos de contratação das linhas de crédito conforme a espécie produzida e reforçou que a exigência de RGP para a aquicultura foi retirada do Manual de Crédito Rural em 2019.

“Essa exigência também não constava na cartilha elaborada pela própria Caixa, assim, era importante reforçar nas agências que existem diferenças de documentação para aquicultura e pesca, uma vez que nem todos os funcionários tem conhecimento aprofundado do setor agropecuário”, ressaltou Elena.

Em resposta, a Caixa aceitou as reinvindicações da CNA e reforçou o compromisso da instituição financeira em fomentar as cadeias produtivas da aquicultura e a parceria com a CNA.

Fonte: CNA Brasil

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress