Produtores rurais, técnicos e pesquisadores participaram na quarta (15) do levantamento dos custos de produção do café conilon realizado pelo Projeto Campo Futuro, no município de Itabela (BA).

A coleta de dados contou com a participação de técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

Segundo o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel apontam aumento das despesas com fertilizantes, mão de obra e defensivos em relação ao painel realizado em 2018. “Esses aumentos de custos resultaram em uma alta de 15% no Custo Operacional Total”.

Maciel explicou que o aumento de custo, aliado a redução no preço de venda (14%), em relação ao levantamento anterior, resultou em uma margem bruta negativa de R$ 46 por saca. “Esse mesmo indicador era positivo em R$ 37,70 por saca em 2018”.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, Gilberto Borlini, o encontro foi importante para auxiliar os produtores no gerenciamento das suas atividades. “Acredito que o projeto vem pra somar e mostrar a realidade do valor gasto para produzir e colocar uma saca de café no mercado”.

Assessoria de Comunicação CNA