José Adailson Paiva Morais, conhecido como “Dai”, descobriu no Senar Bahia o seu potencial como produtor rural para o crescimento e desenvolvimento dos negócios na Fazenda Santa Rita. A propriedade é localizada no município de São Gabriel, Bahia, há 12 km de Irecê.
No início das atividades, Dai e o seu pai, José Correia, começaram a criar suínos e trabalhar com hortaliças. Nesse período, todos os custos da fazenda eram pagos com o valor do salário recebido mensalmente como funcionário público e também com a aposentadoria que o seu pai recebia. “Passamos por muitas dificuldades para manter a propriedade. Não tínhamos meta de trabalho na atividade rural e por muitas vezes pensamos em desistir, vender a fazenda herdada pelo meu avó e cuidar de nossas vidas, sem se preocupar mais com as despesas”, declarou Dai.
O Senar Bahia chegou no município de São Gabriel, através do Sindicato dos Produtores Rurais de Irecê. No início, os primeiros contatos foram para sensibilizar os produtores rurais locais sobre a importância do fortalecimento do setor agropecuário naquela região. Em seguida, começaram as reuniões do programa Pro-Senar Leite. A Prefeitura Municipal da cidade e as Secretarias de Agricultura, de Educação e de Assistência Social apoiaram todo esse processo.
Dai, que na época ainda exercia a atividade pública, sentiu-se atraído pelo método de trabalho aplicado pelo Senar Bahia. A partir daí, começou a pesquisar e catalogar todas as informações sobre a entidade. “Fiquei tão apaixonado pelo trabalho que a Instituição desenvolvia, que, no mesmo instante, tive vontade de fazer parte daquelas ações. Vi no Senar Bahia a possibilidade de transformar a minha vida e a propriedade”, enfatizou.
Com a formação da turma do Programa Pro-Senar Leite, o produtor integrou o grupo de trabalho, com outros participantes da região de Irecê, na cidade de São Gabriel. Após um ano e nove meses no projeto, Dai cita a melhoria na produção, apenas com um pequeno investimento em animais de leite. “Com seis vacas em lactação e com as orientações da área técnica do Senar Bahia, consegui uma produção de leite invejável. Somos 16 produtores no mesmo grupo do Pro-Senar Leite. Tiramos 53 mil litros de leite por mês, o que representa para o município de Irecê e região, geração de emprego e renda e o crescimento da economia local. Tudo isso, graças à chegada do Senar Bahia em nosso município”, declarou.
Hoje, com o Pro-Senar e a assistência técnica da entidade, a Fazenda Santa Rita já tem o pastejo rotacional; a tecnologia da palma adensada, com a cana forrageira e o capim BRS Capiaçú irrigado por gotejamento para alimentação das vacas; os suínos com bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça; galinhas caipiras com carne e ovos de qualidade e recentemente iniciando a atividade de piscicultura. “A minha propriedade é um laboratório com resultados excelentes. Tenho socializado com os meus amigos produtores todas as tecnologias aprendidas com o programa do Senar Bahia”, enfatizou Dai.
O Coordenador de Programas do Senar Bahia, José Márcio Carôso falou sobre a dedicação do produtor. “Tenho orgulho de poder trabalhar com uma pessoa que segue todas as recomendações orientadas pelos técnicos do Senar Bahia. Ele tem obtido muito sucesso na produção de leite e começou cuidando da parte nutricional. Implantou piquetes, palma adensada, capim elefante variedade BRS Capiaçú, depois adquiriu animais de genética para produção de leite. Ele é um multiplicador do trabalho do Senar Bahia na região, incentivando outros produtores para melhorar a sua propriedade. Temos orgulho do trabalho dele”, pontuou.
O Senar Bahia e o programa Pro-Senar Leite trouxe para a família de Dai, a auto estima renovada. “O Senar Bahia tem que ser sempre fortalecido. Só através dessa entidade o pequeno produtor consegue sobreviver no campo. Se todas as Prefeituras pudessem abraçar o Senar, seria muito importante para consolidar o fortalecimento da economia e da agricultura na Bahia. A minha meta é ampliar ainda mais as minhas ações na propriedade. Hoje posso ser ainda pequeno, mas com o Senar Bahia logo serei um grande produtor”, finalizou Dai.
Fonte: Sistema Faeb/Senar