Realizado pelo Sistema Faeb/Senar, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA), o Seminário eSocial X EFD Reinf chegou ao norte do estado. O evento que já foi realizado na sede do Sistema Faeb, em Salvador, e nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na região oeste, levou mais de 120 pessoas ao auditório do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, Vale do São Francisco. Produtores rurais e profissionais da área contábil acompanharam as palestras e esclareceram suas dúvidas sobre a nova forma da prestação de informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, que será realizada por meio dos programas do eSocial e da EFD-Reinf.
A analista do Seguro Social, chefe de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal de Feira de Santana, Rosângela Santos; o coordenador da Representação do FGTS da Caixa Econômica Federal, Gustavo Henrique de Almeida Cajueiro; e o chefe da Seção de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho, José Honorino de Macedo Neto, conduziram as palestras sobre o eSocial, que é o instrumento de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Já o EFD-Reinf, consiste na escrituração fiscal digital das retenções e informações da contribuição previdenciária substituída.
eSocial
De forma padronizada e simplificada, o novo eSocial empresarial vai reduzir custos e tempo da área contábil das empresas na hora de executar 15 obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. Todas as informações coletadas pelas empresas vão compor um banco de dados único, administrado pelo governo Federal, que abrangerá mais de 40 milhões de trabalhadores e contará com a participação de mais de 8 milhões de empresas, além de 80 mil escritórios de contabilidade.
Fonte: Ascom Sistema FAEB