O cacau encontrou na Bahia ambiente propício para crescer e dar bons frutos. A principal matéria-prima do chocolate é cultivada amplamente em terras baianas e, recentemente, avançou para o Oeste do Estado, onde algumas variedades são cultivadas a pleno sol. A novidade chamou a atenção do fundador e CEO da Cacau Show, Alexandre Costa, que visitou a região para conhecer a lavoura cacaueira que promete contribuir para a produção de chocolates finos, agregando valor às marcas nacionais.
Ele foi recebido pelo diretor regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o produtor rural Moises Schmidt, um dos responsáveis por inserir a cultura na região internacionalmente conhecida pela produção de grãos e fibra. Entusiasta, Schmidt, além de apostar no fruto, tem investido também no beneficiamento da produção, lançando no mercado a marca Cacau do Cerrado, que comercializa derivados como nibs e chocolate de alta qualidade.
Eles estiveram no Distrito Irrigado do Nupeba/Riacho Grande, onde o cacau do Oeste é cultivado. Além da lavoura consorciada com outras frutas, o CEO da Cacau Show conheceu o viveiro de mudas de algumas cultivares. A programação incluiu, ainda, uma vista à Fazenda Modelo, espécie de escola rural mantida pela Aiba, Sistema Faeb/Senar e Sindicato Rural de Barreiras, onde alunos associam teoria e prática e se aperfeiçoam para trabalhar no campo.
O diretor regional da Faeb, Moisés Schmidt, promoveu o encontro de Costa com jovens aprendizes que estudam no local. “A história do Alexandre já é um case de sucesso inspirador. Ele começou sua atividade aos 17 anos, mais ou menos a faixa etária dos meninos que estão aqui, logo, é um incentivo para quem deseja ter sucesso na carreira, seja como trabalhador ou empreendedor em sua área de afinidade. Nossa região é rica e tem imenso potencial de crescimento e de oportunidade para esses jovens que estão começando a vida, cheios de sonhos. Por isso, promover esse encontro eu já considero como uma aula extra que pode render bons frutos”, salientou.
A Cacau Show é exemplo de gestão com foco em crescimento e bons resultados. O fundador da marca já consolidada inclinou um olhar atencioso para a região, promissora no cultivo de cacau, e não descartou a possibilidade de futuras parcerias com os produtores locais.
Ascom Faeb/Senar