
Da Bahia para o Mundo, a chef Tereza Paim não para. Empreendedora de mão cheia, Tereza está sempre conectada com seus negócios, tocando em frente o Restaurante Casa de Tereza, que completou uma década no bairro do Rio Vermelho, neste ano, o novato Casa Bohemia – Boteco da Tetê, inaugurado em maio de 2022, em uma parceria de sucesso com a Ambev, Mesa de Tereza, nos aeroportos de Salvador e Fortaleza, e ainda, o Tabuleiro da Chef. E é do Tabuleiro (@tabuleirodachef)– empresa e loja online com vendas e envio para todo o Brasil itens e produtos que facilitam o universo de quem cozinha e que se encaixam na chamada cozinha prática – que estão as famosas e crocantes farofas artesanais de Tereza Paim, que, agora, ganha exportação internacional, ampliando o business da marca, com o primeiro palete para um importador de produtos brasileiros em Miami (EUA), e agora está negociando com novos compradores no Reino Unido e na América Latina.
“Farofa está no DNA brasileiro, é um abraço à alma. Os brasileiros vão ensinar o mundo a comer farofa também”, diz Tereza Paim. Fato é que a farofa, um dos pratos brasileiros mais populares, está se espalhando pelo mundo a fora para nutrir os imigrantes que perderam esse toque especial em cada refeição, e pegando carona nesta linha de raciocínio, a chef nordestina entendeu o desejo dos expatriados por farofa e no mês passado começou a exportar suas receitas. “A exportação dos produtos na Bahia, posiciona a empresa Tabuleiro da Chef no mercado da saudade”, pontua.

Os produtos da chef apresentam uma nova abordagem premium ao prato. Tereza compra a farinha de mandioca dos sistemas locais de agricultura familiar do Nordeste, conversando diretamente com os agricultores para obter os melhores ingredientes para a crocância e sabores corretos. “Não é comida processada. Nossas cebolas são reais: picadas e refogadas. Não há conservantes ou glutamato monossódico”, afirma a chef.
Para o sonho tornar realidade, Tereza fez uma longa viagem para chegar ao primeiro comprador internacional. Entrou em contato com o programa Agro.BR, iniciativa brasileira que ajuda empreendedores rurais a atingir padrões internacionais para exportação de alimentos, tendo ajuda do consultor especialista em comércio exterior, Roberto Vianna, quando precisou fazer os ajustes necessários para exportar. As farofas se caracterizam por ser um produto diferenciado em aspectos regionais e embalagens aprimoradas para os mercados mais exigentes.
Com Agro.BR, Tereza teve acesso a treinamentos, consultoria personalizada, portfólio em cinco idiomas, pesquisa e rodadas de negócios. Ela é uma dos muitos empresários participantes comprometidos com um projeto multidisciplinar que apoia os agricultores visando o comércio global. A solução foi idealizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com o apoio da Agência Brasileira de Promoção do Comércio e Investimento (ApexBrasil).
Tabuleiro da Chef, Farofas e produtos
Ao todo são 6 farofas à base da mandioca, super crocantes e torradas, com blendsde farinhas: Farofa Baianinha (camarão, amendoim e castanha); Farofa Sertaneja (alho, cebola e licuri); Farofa Duquesa (castanha e amendoim); Farofa Amarelinha (dendê); Farofa Verdinha (castanha e manteiga) e Farofa Branquinha (alho e cebola), que combinam como ótimo complemento em almoços, jantares e tira-gostos. Mas a marca Tabuleiro da Chef oferece, entre muitas coisas, a linha dos Temperos, um adianto no preparo dos pratos. Os sabores são Franguinho, Peixinho, Bifinho, Feijãozinho, Leguminho, Arrozinho e Cordeirinho.
Outros produtos como Azeite de Dendê Artesanal da Bahia – coleção da Chef; Pimenta da Chef, com extrato concentrado, ideal para ser diluída com Azeite de Oliva, Geleia de Goiaba com Pimenta e muito mais estão disponíveis. A empresa Tabuleiro da Chef utiliza energia 100% limpa durante a fabricação dos produtos, oriundos da Usina Maria Tereza, um autêntico parque solar, localizado na cidade do este baiana, Ibotirama, que abastece não só o Tabuleiro como a Casa de Tereza e Casa Bohemia.
Fonte: BadeValor