Sistema FAEB

CNA Brasil CNA passa a integrar Conselho Gestor do Fust

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) passou a integrar o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). A posse aconteceu na segunda (6), durante a primeira reunião ordinária do colegiado.

Segundo o coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a CNA será uma das representantes da sociedade civil no Conselho, que terá o papel de definir as estratégias e as prioridades para investimentos com recursos do Fundo.

“Os principais objetivos são universalizar o acesso aos serviços de telecomunicações, sobretudo à internet de qualidade, em regiões menos favorecidas, como escolas e propriedades rurais desconectadas”, afirmou Ferreira.

A primeira reunião ordinária do Conselho aconteceu na segunda (6). Instituído pela Lei 9.998, de 17 de agosto de 2000, o Fust teve sua finalidade reestruturada pelo Decreto 11.004/2022.

A posse dos membros nomeados pela Portaria de Pessoal 82, de 4 de maio de 2022, foi assinada, simbolicamente, pela secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, que preside o Conselho Gestor do Fust, e pelo representante do Ministério da Educação (MEC) no Conselho Gestor, Mauro Luiz Rabelo.

Conforme Dantas, os objetivos estratégicos do Fust já foram aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o primeiro deles é conectar as escolas públicas, especialmente da zona rural.

Ao longo da reunião, a secretária de Telecomunicações do MCom, Nathalia Lobo, o superintendente de Planejamento e Regulação da Anatel, Nilo Pasquali, e o chefe do Departamento de Conectividade do BNDES, Ricardo Rivera, ainda apresentaram os principais estudos, cenários e dados relacionados à temática.

O Conselho também analisou e aprovou o seu regimento interno e definiu o calendário para as próximas reuniões ordinárias em 2022: dias 8 de agosto e 10 de outubro. Para dar celeridade aos trabalhos e adiantar o processo de análise das propostas, os conselheiros encaminharam a criação de um grupo de trabalho (GT) dedicado a propor soluções para a conectividade de escolas públicas brasileiras.

Fonte: CNA Brasil

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress