Em comemoração à Semana da Agricultura Irrigada, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou em sua sede, em Brasília, o primeiro workshop do setor agropecuário na gestão da água. O evento, que reuniu especialistas em recursos hídricos de renome nacional e internacional, alargou o debate sobre o tema e desmistificou algumas ideias equivocadas sobre a atividade, trazendo cases de sucesso dos estados norte-americanos Nebraska e Califórnia. Na ocasião, foram apresentados modelos de sistemas de irrigação modernos e sustentáveis, tanto ambiental quanto socialmente, e como a atividade contribui com a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas comunidades que a desenvolve.
O evento foi antecedido pela cerimônia de lançamento, pela Agência Nacional de Águas (ANA), do aplicativo que auxilia na regularização de outorgas (concessões para o uso da água na agricultura). Durante a solenidade, no Ministério da Integração do Desenvolvimento Regional (MIDR), foi consolidada a nova metodologia. O ato contou, ainda, com a distribuição de kits de irrigação e de maquinários, além da liberação de outorgas para polos agrícolas que estão iniciando as atividades com fruticultura.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) marcou presença nos eventos, representada pelo assessor ambiental Rômulo Alexandrino, e pelo presidente do Sindicato Rural de Barreiras, David Schmidt, que também preside a Comissão Nacional de Irrigação da CNA, e palestrou no primeiro encontro.