A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) assinaram um acordo de cooperação com o Banco do Nordeste nesta quinta-feira (30), na sede da CNA, em Brasília.
A parceria realizará ações integradas para ampliar e facilitar o acesso dos produtores rurais ao crédito rural, a financiamentos e à Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar. Como consequência, o acordo espera proporcionar uma melhoria de renda e das condições de vida das famílias rurais atendidas na área de abrangência do banco.
O presidente da CNA, João Martins, falou da importância do acordo e de como o Nordeste precisa de ajuda para competir com as demais regiões. A cooperação credenciará o Senar como possível elaborador de projeto de crédito rural. Além disso, promoverá o treinamento de técnicos das Federações da Agricultura e do Senar no Sistema de Elaboração e Avaliação de Projetos (SEAP).
“Os principais benefícios serão diminuir a burocracia na liberação de crédito e o conhecimento das linhas disponíveis, além da agilização de renegociações que ainda possam existir. Em relação à assistência técnica, ela é fundamental para uma boa gestão do negócio rural”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Nordeste da CNA, Pio Guerra.
O acordo prevê ainda que produtores rurais indicados pelas Federações e Sindicatos Rurais – participantes de programas de ATeG do Senar – terão prioridade no encaminhamento e na análise de propostas de financiamento.
“Os benefícios são todos aqueles relacionados à capacitação técnica e gerencial e que levam à organização da cadeia produtiva. São instituições que trabalham para que o produtor tenha um bom atendimento e desenvolva as suas atividades de forma efetivamente sustentável”, disse o presidente do Banco do Nordeste, Romildo Carneiro Rolim.
Além do presidente da CNA, a cerimônia contou com a presença do diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, e do vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Mário Borba. Presidentes das Federações da região Nordeste, bem como superintendentes do Senar e representantes do Banco do Nordeste, também participaram da assinatura.
Assessoria de Comunicação CNA