A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove, na quinta (24), em Brasília (DF), um seminário para discutir a Política Nacional de Irrigação e possíveis mudanças na sua condução. O evento também vai apresentar os benefícios do fortalecimento da agricultura irrigada para a economia nacional e para o desenvolvimento da agropecuária.
Para o assessor técnico da Comissão Nacional do Meio Ambiente da CNA, Gustavo Goretti, a expansão da área irrigada é de vital importância para o crescimento da produção agrícola brasileira. “Sem um ordenamento e direcionamento estratégico por parte do governo federal, corre-se o risco de se ter um crescimento da área irrigada abaixo do nosso potencial”. Atualmente a política nacional de irrigação é subordinada ao Ministério da Integração Nacional.
A Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA junto com a Câmara Setorial de Sustentabilidade e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento defendem que o MAPA faça a condução da política de irrigação. Assim, o tema ficará centrado em agricultura, com foco na produção agropecuária, e não em obras como é hoje no Ministério da Integração Nacional. Gustavo afirma ainda que “a agricultura irrigada demanda muita mão de obra, principalmente no cultivo de frutas e hortaliças, e a expansão da área irrigada, de forma consistente, vai gerar muitos empregos principalmente em regiões que hoje são carentes de atividades econômicas”.
O seminário será dividido em três painéis que vão abordar os seguintes assuntos: Agricultura irrigada: a ótica do setor produtivo; Integração das políticas públicas do setor água; e Agricultura irrigada: como o Legislativo pode contribuir?
Seminário Irrigação no Brasil: Uma Nova Gestão
Data: 24 de Agosto de 2017
Local: Sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA
SGAN 601 –Módulo K – Ed. Antônio Ernesto de Salvo – Asa Norte – Brasília – DF
Horário: das 09h às 12h30
Assessoria de Comunicação CNA