A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Embaixada da Argentina realizam na quarta, dia 2 de agosto, o “1º Diálogo Agrícola Brasil-Argentina” para discutir os desafios que os dois principais membros do Mercosul enfrentam no mercado internacional, especialmente a demanda asiática por alimentos.
O evento reunirá representantes do governo e setor privado dos dois países que irão debater as alternativas para potencializar a participação de brasileiros e argentinos no comércio internacional com os produtos do agronegócio.
A abertura será às 9h, na sede da CNA, em Brasília, com a presença do presidente da entidade e do Sistema Faeb, João Martins, e do embaixador argentino no país, Carlos Magariños. O ministro, da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, Lino Barañao, assistirá aos três painéis do evento.
O primeiro abordará “A visão do Brasil e da Argentina frente ao desafio de 2050: como prover alimentos, de forma sustentável, para 9 bilhões de habitantes?”. O segundo debate será “Inserção Comercial: como Brasil e Argentina podem potencializar sua presença no mercado internacional?”.
A terceira e última discussão terá como ponto central “Novos mercados: como cooperar na área agrícola para inserção no mercado asiático?”. A superintendente de Relações Internacionais, Lígia Dutra, e o coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, serão os moderadores do segundo e terceiro painéis, respectivamente.
Entre os palestrantes confirmados estão o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Maurício Lopes, o subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério de Relações Exteriores, Carlos Márcio Bicalho Cozendey, e o especialista em questões globais do agronegócio Marcos Sawaya Jank.
Do lado argentino, participam o subsecretário de Mercados Agroindustriais do país vizinho, Jesús Silveyra, o professor Martín Fraguío, da Universidad de San Andrés, e o responsável pela Área Internacional do Instituto de Estudos Econômicos e de Negociações Internacionais da Sociedade Rural Argentina, Raúl Roccatatagliata, entre outros.
As inscrições podem ser feitas pelo linkhttp://www.cnabrasil.org.br/dialogo-agricola-brasil-e-argentina.
Assessoria de Comunicação CNA