Evento nacional fortalece a atuação das mulheres no agro

A Bahia marcou presença no 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural, através da Comissão Estadual da Mulher do Agro. O evento, que aconteceu na sede da CNA, em Brasília, reuniu, durante dois dias, representantes das comissões estaduais, federações, sindicatos rurais e instituições parceiras para fortalecer a atuação estratégica das mulheres no setor agropecuário.


Com uma programação intensa, voltada ao debate sobre protagonismo e liderança feminina, o fórum abordou temas como representatividade, sucessão familiar, renovação geracional, comunicação no agro, entre outros.
A vice-presidente da Faeb, que também preside a Comissão baiana Faeb Mulher, Carminha Missio, destacou a importância do encontro anual. “É o momento que temos para trocar informações e dores, para conhecer a realidade de cada região e, consequentemente, as suas demandas. Hoje, aqui, ficou nítido que, independentemente das particularidades de cada região, temos os mesmos objetivos: a busca pela informação e capacitação para transformar o setor, ocupando espaços de poder e decisão”.

O evento foi promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com realização da Comissão Nacional de Mulheres do Agro. Para Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão, esta segunda edição demonstrou a maturidade e o alinhamento das representantes estaduais com as diretrizes nacionais. Ela reforçou a importância da atuação estratégica das mulheres no setor.

“Foi gratificante ver o amadurecimento das lideranças femininas, que vêm das bases com cada vez mais clareza do papel estratégico que ocupam. Cumprimos a missão de fortalecer nossa representatividade no agro, mais uma vez”.

Documento – O encontro resultou na elaboração de uma carta com desafios e compromissos pactuados pelas participantes, além de uma visão de futuro compartilhada. O documento consolida o reconhecimento dos principais obstáculos que ainda limitam a participação plena das mulheres nos espaços de representação e decisão do setor.