Uma comitiva formada por oficiais, civis, instrutores, professores e alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) do Rio de Janeiro participou, na manhã desta sexta-feira (23), na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador, de uma reunião sobre o panorama econômico e a realidade da agropecuária da Bahia, com o presidente da entidade, Humberto Miranda. Ele apresentou os principais dados do setor e também as ações realizadas pela FAEB e pelo SENAR Bahia no campo. O diretor executivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Vladson Bahia Menezes e o superintendente executivo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Jamerson Barreiro, também falaram sobre a economia do estado sob perspectiva de cada entidade.
A visita dos militares acontece anualmente e faz parte de uma das atividades de formação da instituição que possui o nível mais elevado do Exército. A turma, formada por 19 oficiais alunos do segundo ano do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Médicos, desembarcou na Bahia com a intenção de conhecer mais sobre as capacidades e potencialidades do estado. Os conhecimentos adquiridos durante as palestras serão utilizados por eles para futuros trabalhos de planejamento de operações militares e estudo de problemas estratégicos.
Ao receber os militares, Humberto Miranda, falou sobre importância de compartilhar conhecimento sobre o setor agro com às autoridades. “É um momento de grande aprendizado onde mostramos um pouco da Bahia, sendo questionados e, ao mesmo, tempo conhecendo um pouco da visão de quem tem muito o que colaborar com as instituições”, destacou.
A atividade acontece em todas as regiões do Brasil. Na região Nordeste, o grupo participará de painéis econômicos, políticos e sociais.
“Os nossos alunos estão concluindo o curso que vai habilitá-los para trabalhar em assessorias de níveis mais elevados, sempre como oficiais generais, em comandos de brigadas, divisões de exército e participando de planejamentos de aplicação imediata em prol da defesa da sociedade em diversos momentos. Essa viagem possibilita que os alunos vejam, in loco, os problemas vividos nas diversas regiões e com uma abordagem tanto no campo militar, como político, econômico e psicossocial”, explicou o Tenente Coronel Walter Henrique Amaral de Deus.