Uma noite literalmente doce. Assim pode ser definido o terceiro dia do Faeb/Senar Itinerante, que vai até sexta-feira no Centro Diocesano de Barreiras, onde aconteceu o Concurso de Culinária Sabor do Campo.


Ao todo, quase 20 receitas de sobremesas foram postas à prova diante de um jurado que avaliou questões como textura, aparência, sabor e regionalidade.


A mesa farta e diversa continha doces de leite, umbu, mamão, laranja, pavês, cocadas, entre outras delícias. Depois da prova de degustação, os jurados elegeram o pavê tropical, à base de maracujá com pedaços de frutas, como o melhor doce. O segundo lugar foi o sorvete de frutas com geleia de hibisco, seguido do doce de leite caramelizado. Os autores das três melhores receitas receberam os cheques nos valores de R$ 1.000, 500 e 300, respectivamente.


O concurso resgatou a autoestima das participantes, ao valorizar receitas de família e a própria culinária regional.


“Todos os participantes já são vencedores, por trazerem para a mesa um pouco da tradição desta região. Cada prato desse não contém só sabor, mas histórias e emoções, porque a culinária tem o poder de aproximar as pessoas”, disse a superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães.