O Sistema Faeb/Senar dá mais um importante passo para iniciar a implementação do programa Assistência Técnica nos municípios baianos, lançado no final de fevereiro deste ano. Nesta sexta-feira (8), os consultores técnicos que vão prestar serviço de assistência técnica e gerencial através do programa participaram de uma reunião para alinhar as ações, entender o conceito, abrangência e conhecer a metodologia que será trabalhada. 

“Estamos montando uma equipe de especialistas e bons técnicos de diversas áreas para suprir todas as demandas e especificidades do segmento agropecuário em cada região. O programa foi criado em atendimento à carência por assistência técnica que existe na Bahia e essa é mais uma contribuição do nosso Sistema para o fortalecimento do setor”, ponderou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda Oliveira, que fez uma apresentação sobre a instituição e o programa. 

Miranda ressaltou ainda que o programa vai possibilitar a ampliação da atuação do Sistema no campo. “Estamos focados em fortalecer o atendimento a todos os produtores que fazem parte da nossa base sindical e contribuem com o nosso Sistema. Os técnicos vão realizar um atendimento personalizado, voltado para o sistema produtivo de cada produtor rural”.

O objetivo do programa do Sistema Faeb/Senar é prestar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais, apresentando, de forma compartilhada, propostas de intervenção nas propriedades, buscando a melhoria do processo produtivo e da produtividade, visando o aumento real da lucratividade do empreendimento rural e a sustentabilidade dos sistemas de produção.

A superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, também participou da reunião de alinhamento do programa e ressaltou a importância dessa parceria com os técnicos. “Nós precisamos da contribuição e da parceria de vocês para fortalecer e ampliar as nossas ações. São vocês que estão na ponta e junto com os sindicatos lidam diretamente com o produtor rural, fazendo com que as ações do Sistema Faeb/Senar cheguem em todas as regiões do estado”.

Também participaram do encontro o vice-presidente Administrativo Financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Guilherme Moura, e o vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário, Rui Dias; o assessor jurídico da Faeb, Carlos Bahia; o gerente de Programas do Senar Bahia, Carlos Rio, que realizou a apresentação da parte técnica do programa durante a reunião; a assessora Executiva do Senar Bahia, Raisa Lopes; e assessores regionais, coordenadores e outros colaboradores do Sistema.

Fonte: Ascom Sistema Faeb