Sistema FAEB

Coordenadores do Programa Despertar participam de reunião de alinhamento de ações em Feira de Santana

Coordenadores do Despertar, programa do SENAR BAHIA, de nove municípios do estado, estiveram reunidos nesta terça-feira (29), no Centro de Capacitação Regional de Feira de Santana. O objetivo foi alinhar as ações de acordo com a proposta do programa deste ano, com tema “Viver bem no campo: educação ambiental, saúde e qualidade de vida”. O encontro também contou com participação de alguns secretários municipais e diretores das escolas envolvidas no programa.

Nessa perspectiva, os coordenadores participaram de palestra realizada pela assessora técnica do DEPPS do SENAR Brasil, Magali Eleutério da Silva, sobre a importância do eixo saúde na promoção social. “A saúde deve ser trabalhada na base da educação, com abordagens que vão desde higiene pessoal à sexualidade. A saúde é o eixo prioritário da promoção social do SENAR”, explicou a assessora.  

Magali também falou sobre os Programas Saúde do Homem e da Mulher Rural, implementados desde 2016 pelo SENAR, na perspectiva da saúde integral. “Nosso compromisso é trabalhar temas que ampliem o olhar para além do cuidado assistencial, que é fundamental, mas o foco é educação na saúde integral. Vamos começar a implementar ações voltadas para o alcoolismo e outras dependências, por exemplo, porque percebemos grande incidência de problemas de saúde como esses no meio rural, em nossas ações de promoção social, ressaltou Magali. Ela enfatizou ainda que “nosso papel é fazer com que a informação transforme o comportamento dos indivíduos no meio rural. Vocês são agentes transformadores dentro da escola e têm o papel de alinhar saúde e educação”.

A coordenadora do Despertar de Teofilândia, Jucimara Bispo, e a secretária de Educação, Adriana Oliveira, ressaltaram que o programa está inserido no município desde 2013, e vem evoluindo e se destacando a cada ano. “Dos quase 2800 alunos de escolas municipais do meio rural de Teofilândia, cerca 1500 estão envolvidos no Despertar. Atualmente são atendidos estudantes do quarto e quinto anos, mas a meta é estender até nono ano. Já temos também um projeto piloto sendo desenvolvido numa creche da região”, ponderou a secretária de Educação. Já Jucimara Bispo, relatou que se emociona ao ver a mudança de comportamento dos estudantes, que são agentes multiplicadores nas comunidades e entre os familiares. “Há pouco tempo me deparei com um jovem que estava prestes a abandonar os estudos. Porém, após participar das ações do Despertar, ter contato com a terra de forma sustentável, resolveu permanecer na escola e se descobriu na atividade de produção de alimentos”, disse.

O Programa Despertar ajuda a formar uma nova consciência ambiental, através da introdução em sala de aula do ensino fundamental do meio rural, de conceitos de respeito e preservação do meio ambiente, ética e cidadania, saúde, trabalho e consumo.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress