A empregabilidade do agronegócio brasileiro cresceu 4,6% nesse segundo trimestre de 2022. Cerca de 19,09 milhões de pessoas trabalham no setor, ou seja, 839 mil pessoas a mais do que o mesmo período do ano passado, segundo os dados divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.
De acordo com o Canal Rural, esse é o maior número de pessoas atuando no setor em um segundo trimestre desde 2015, quando a população ocupada no agronegócio totalizou 19,18 milhões de pessoas. A pesquisa acredita que esse avanço nos dados da empregabilidade no setor seja uma recuperação nas ocupações no pós pandemia.
Entre o primeiro e segundo trimestres, especificamente, a população ocupada no agronegócio aumentou 1,9%, sejam elas trabalhadores com ou sem carteira assinada, mas principalmente assalariados. Além dos que trabalham por conta própria.
Outro dado constato pela pesquisa é sobre o nível de instrução dos empregados no setor. Cresceu o número de pessoas com nível superior de escolaridade, assim como, observou-se uma ocupação mais representativa entre as mulheres que trabalham no campo.
Dessa maneira, a participação do agronegócio no mercado de trabalho brasileiro foi de 19,42% de abril a junho de 2022, contra 20,41% no segundo trimestre de 2021.
Fonte: BNews