Foto: Reprodução | DNIT

Após o envio de um ofício conjunto ao Ministério dos Transportes no dia 20 de maio, cobrando providências urgentes para a recuperação da ponte sobre o rio Jequitinhonha, setor produtivo volta a se reunir com autoridades federais para acompanhar as medidas adotadas até o momento. Um encontro entre a Federação das Empresas de Transportes da Bahia e Sergipe (Fetrabase) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), teve como tema o estado da malha viária do Desvio Veracel, a principal rota alternativa à ponte interditada.

O desvio Veracel é, atualmente, a principal rota alternativa à ponte interditada. O trajeto compreende as rodovias estaduais BA-274, BA-658, BA-275 e BA-687, com aproximadamente 75 km de extensão — dos quais cerca de 50 km ainda não são pavimentados. Segundo o DNIT, obras emergenciais para garantir a trafegabilidade da via estão sendo realizadas desde fevereiro. No entanto, chuvas intensas da estação têm dificultado a continuidade dos serviços e comprometido a qualidade da rota. Entre as intervenções incluem:

  • Patrolamento e encascalhamento dos trechos críticos;
  • Aplicação de material britado e drenagem;
  • Sinalização provisória;
  • Reconformação da plataforma e reforço de base e sub-base;
  • Operação de pare-e-siga em pontilhões;
  • Instalação de defensas metálicas;
  • Tapa-buraco nos trechos já pavimentados.

Agropecuária e logística continuam afetadas

O Faeb reforça que a situação da BR-101 e da ponte sobre o rio Jequitinhonha continua afetando diretamente os produtores rurais e a economia regional. A região impactada reúne cerca de 70 municípios e mais de 2 milhões de habitantes, com forte presença de cadeias produtivas como cacau, café, leite, mamão, banana, pecuária de corte, pescados e mariscos. Também abriga indústrias de papel, celulose, móveis e frigoríficos, além de cidades turísticas como Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

A Faeb participou do envio de um ofício em conjunto com as outras Federações do setor produtivo e continuará acompanhando de perto o andamento das obras emergenciais, bem como o processo de contratação e início da construção da nova ponte, que, segundo o DNIT, poderá ser anunciado oficialmente em até 40 dias.

Tráfego de veículos pesados pode comprometer estrada no Desvio Veracel

De acordo com a nota informativa emitida pela Fetrabase e o DNIT demonstraram preocupação com o tráfego de veículos acima de 29 toneladas no Desvio Veracel, especialmente nos trechos sem pavimentação. O excesso de carga está acelerando o desgaste da via e pode inviabilizar seu uso por caminhões e ônibus, afetando negativamente toda a cadeia produtiva da região.

Para preservar a trafegabilidade, o DNIT orienta que veículos com cargas acima do limite utilizem rotas alternativas mais longas, mas com maior capacidade de suporte. A Polícia Rodoviária Estadual também atua de forma permanente no trecho para garantir segurança e ordenamento do trânsito.