A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) recebeu nesta sexta-feira (21), a 8ª Reunião da Diretoria-Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) itinerante. Além das diretorias da Confederação e do Sistema Faeb, o encontro contou com a participação de presidentes das Federações de Agricultura da região Nordeste, de Minas Gerais, Amazonas, Tocantins, Santa Catarina e Espírito Santo. Durante toda a manhã foram discutidas as demandas do cenário agropecuário brasileiro e ações desenvolvidas pelo Sistema.
No turno da tarde, a Diretoria também se reuniu com os presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais da Bahia, que compartilharam suas experiências e desafios do segmento em cada região.
A modernização do sistema sindical e a importância da assistência técnica para o Agro no País, uma das prioridades do Sistema CNA, também foram pautas do encontro. “Tenho certeza que nós vamos construir um sindicalismo forte, modelo para todo o Brasil”, afirmou o presidente da CNA, João Martins da Silva Júnior.
O presidente da Faeb, Humberto Miranda, em seu primeiro compromisso oficial após ser empossado na noite de ontem, ressaltou a importância de fortalecimento de parcerias nos municípios. “É importante que os sindicatos estejam engajados nas discussões das políticas públicas nos seus municípios e também em diálogo constante com instituições ligadas ao Agro, empresários, para que através dessas parcerias possamos ampliar nossas ações”, ponderou Miranda.
Já o diretor-geral do Senar Nacional, Daniel Carrara, chamou atenção para a necessidade priorizar a assistência técnica. “Nosso grande meio de alavancar a produção agropecuária é a assistência técnica. A fruticultura, a pecuária e outras cadeias promissoras, que estão em pleno crescimento no País, precisam ter esse suporte da assistência técnica para dar sustentabilidade à atividade”.
Fonte: Ascom Sistema Faeb