
O Senar Bahia, em parceria com o Sebrae e o Sindicato Rual de Santa Teresinha, realizou o 1º Seminário de Olericultura em Santa Teresinha, nordeste do estado, com o objetivo de conectar o campo com as novas tecnologias para produção de hortaliças, através de palestras e painéis técnicos.
O evento contou com palestras sobre o “Mercado e Comercialização de Olerícolas”, ministrada pela instrutora do Senar Bahia e engenheira agrônoma Joseane Cardoso, e “Uso de Biotecnologias no Manejo de Pragas e Doenças na Agricultura Sustentável”, ministrada pelo engenheiro-agrônomo e representante da empresa Ekoa, Bernardo Higashi.

Ainda durante o evento, o casal de produtores de café, Eliane dos Santos e Geovaldo Melo, apresentou aos participantes detalhes sobre o acompanhamento que recebem da ATeG Cafeicultura de Brejões e como esse suporte contribui para a qualidade e a produção do café orgânico. Também participou o agroecólogo Antonio Amorim, que compartilhou alguns de seus projetos voltados para a nutrição orgânica.
O seminário foi encerrado com uma apresentação de Douglas Barreto, associado à Rede Agroecologia Povos da Mata, a respeito da “Certificação Orgânica Participativa”.
O evento contou com a presença, dos vereadores do município Julival e Rubinho, secretários dos municípios de Amargosa e Brejões, representantes da Secretaria de Agricultura de Castro Alves, o supervisor e o coordenador do Senar Bahia, Henrique Almeida e Stenilson Nascimento, os técnicos de campo Estela Sousa, Darlene Duarte, Eduardo Marques, Cláudio Garcez, Diego Lima, João Lima e Rodrigo Nascimento.

Além deles, também estiveram presentes a representante do Sebrae, Luciana Rocha, representantes da empresa Ekoa, Bernardo Lovatti e Bernardo Higashi, o representante do Banco do Nordeste, Ginaldo Farias, e produtores e comerciantes dos municípios de Brejões, Amargosa, Milagres, Castro Alves, Rafael Jambeiro, Itatim, entre outros.
