O Sistema Faeb/Senar promoveu durante o mês de agosto um circuito de palestras e Dias de Campos com a intenção de continuar melhorando a produção e a qualificação do produtor rural por meio do Projeto Piloto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Sisal. Durante esse período, cerca de 400 produtores puderam se capacitar para desenvolver a transformação na cadeia produtiva. A expectativa é que mais pessoas possam ser impactadas de forma positiva com o novo circuito previsto para acontecer em setembro.

Nesta quinta-feira (29), na cidade de Nova Fátima, a realização da palestra ““O Manejo do Solo na produção do Sisal, qual impacto no seu bolso?” marcou o encerramento do ciclo de ações voltadas para região. Mesmo em uma manhã chuvosa, dezenas de produtores se reuniram para aprender mais sobre o uso correto da terra. A mesma palestra foi realizada na segunda (26), em Conceição do Coité.

Já na quarta (28), no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, a palestra “sobre a Utilização do Resíduo de Sisal na Alimentação Animal” apresentou para os moradores a possibilidade do aproveitamento da planta como forma alternativa de alimentação dos rebanhos. Os moradores do município de Gavião também participaram de um encontro com a mesma temática na segunda.

Também no início da semana, em Retirolândia, a turma do Pro-Senar Preparatório do Sisal teve sua primeira aula sobre conservação dos solos. Após a apresentação teórica, os alunos seguiram para o campo onde realizaram a parte prática do treinamento. Por lá, as aulas tiveram início na segunda se estendendo até a quarta.
 
As ações foram realizadas durante todo o mês com a intenção de aumentar o conhecimento técnico dos produtores, disseminar novas tecnologias e fortalecer a cadeia produtiva do Sisal, já que a Bahia se destaca como sendo o maior produtor da planta em todo o mundo.

Fonte: Sistema Faeb/Senar