A abertura oficial da e-Agro foi realizada na noite de quinta-feira (3), no Centro de Convenções de Salvador, e reuniu autoridades e representantes do agronegócio de diversas regiões da Bahia. O evento segue até sábado (5) com uma intensa programação gratuita, que inclui capacitações com foco em inovação e tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.eagrodigital.com.br. E, no auditório lotado, os discursos sobre a necessidade de acesso à tecnologia e à inovação para o setor foi uníssono.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, destacou o papel do agronegócio na economia brasileira e reforçou a importância do evento para o desenvolvimento do setor. “É uma grande iniciativa trazer a e-Agro para Salvador. Essa é uma semente para que outros eventos dessa natureza possam ser realizados com foco no desenvolvimento do agronegócio no estado da Bahia”.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, ressaltou a ponte criada entre o rural e o urbano proporcionada pela realização da e-Agro em Salvador. “Essa é a primeira vez que realizamos o evento em Salvador. E é fundamental promover esse diálogo, essa ponte, entre a cidade e o campo, para que as pessoas entendam a nossa produção, que é responsável pela geração de emprego, renda e oportunidades”.

O presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA), João Martins, lembrou que, quando assumiu o comando da entidade, há quatro anos, o país registrava mais 4,6 milhões de propriedades rurais, sendo que menos de 800 mil propriedades eram responsáveis por quase 90% da riqueza do setor. “Entendemos que era necessário criar uma classe média rural, que abarcasse cerca de 400 mil produtores. Para isso, é fundamental entender que só existe uma maneira de um pequeno produtor ter eficiência e resultado, que é levando tecnologia e assistência técnica”, pontuou.

Também presente à abertura da e-agro, o vice-governador João Leão acrescentou que o desenvolvimento do agronegócio depende, sobretudo, do acesso à tecnologia. “Sabemos que o primeiro passo da economia brasileira depende da agropecuária, da agricultura familiar. Especialmente, para os pequenos produtores, é preciso promover o acesso à tecnologia e facilitar o escoamento da produção”.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também reiterou a importância da tecnologia e inovação revolucionou o agronegócio. “Sou nascido em Juazeiro e cresci em Curaça. Sei a importância do agronegócio para o desenvolvimento econômico e vi o quanto o acesso à tecnologia e inovação contribuiu para o avanço daquela região. Reconhecemos a tecnologia e a inovação como mola propulsora para gerar riqueza e desenvolvimento. Se isso já é uma realidade em todas as áreas, não seria diferente no agronegócio, que tem importância fundamental para a economia do nosso estado”, concluiu.

Também participaram da abertura oficial o presidente da Fecomércio-BA, Kelsor Fernandes, o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, o vice-presidente da Fieb, Sérgio Pedreira, e o presidente da Associação de Agricultores Irrigantes da Bahia, Odacil Ranzi.

Após a abertura, o economista Arthur Igreja realizou a palestra magna da e-Agro, abordando as perspectivas econômicas para 2023, com foco no agronegócio.

Informação, conhecimento e tecnologia

Em sua 4ª edição, a e-Agro – feira itinerante de Inovação, Tecnologia Agropecuária e Geração de Negócios, realizada pelo Sistema Faeb/Senar e pelo Sebrae – reúne em um só lugar, no Centro de Convenções de Salvador, informação, conhecimento, tecnologia e entretenimento para toda a família. Além de palestras técnicas, exposição de equipamentos e insumos agrícolas, o evento proporciona, ainda, um tour gastronômico, com degustação de queijos, vinhos, cervejas artesanais e carnes nobres. Tudo isso embalado ao som de boa música.

As principais marcas do segmento marcam presença na feira, que deve atrair cerca de 6 mil pessoas até sábado e deve movimentar R$ 50 milhões em negócios. Caravanas de outras cidades do interior e de estados vizinhos também participam do evento.

Na área externa do Centro de Exposições, uma pista de drones traz demonstrações com equipamentos utilizados na pulverização de lavouras. No estande do Senar Bahia serão divulgados os cursos gratuitos que a instituição oferece para capacitar mão de obra para esse nicho promissor.

Além de promover uma mostra de produtores baianos no espaço Origens e trazer a criação artesanal para o público, o Sebrae oferta capacitações gratuitas e atendimento especializado para os empreendedores do campo. No local, o público conta ainda com uma arena com oficinas voltadas à inovação e tecnologia no agro.