Sistema FAEB

Embrapa Gado de Leite: Custo de produção de leite cresce em março

 

*Por Paulo do Carmo Martins e Samuel José de Magalhães Oliveira, Pesquisadores em economia da Embrapa Gado de Leite; e Manuela Sampaio Lana e Alziro Vasconcelos Carneiro, Analistas em economia da Embrapa Gado de Leite

Após uma queda no custo de produção de leite em fevereiro, o mês de março fechou em ligeira elevação de 0,2%. Mas, em 2023, a inflação de custos acumulada nos dois primeiros meses do ano está em 1,4%, enquanto a variação anual de custos de produção de leite registrou uma deflação de -3,5%.

Custo da mão de obra impactou a inflação de custos em março

O custo do grupo Mão de obra registrou expressiva elevação de 4,6%, puxado pela elevação do custo da mão de obra variável, ou seja, os diaristas, que cresceu 25% em apenas um mês. Este grupo tem peso significativo na composição do índice final, e impactou sobremaneira o cálculo final da inflação de custos. Também ocorreu elevação no grupo Energia e combustível, de 1,6%, dada a elevação do preço da gasolina nos postos. Os grupos Sanidade e reprodução e Qualidade do leite também pressionaram a inflação ao produtor de em março.

Num outro extremo, os grupos relacionados à alimentação do rebanho continuaram mantendo a tendência de queda. O grupo Minerais registrou variação expressiva de -6,3% somente em março. Também os grupos Volumosos e Concentrado tiveram quedas expressivas de preços. Respectivamente, registraram -1,9% e -0,7%. Os dados constam do Gráfico 1.

custos de produção embrapa gado de leite março 2023

O primeiro trimestre do ano fechou com elevação acumulada no custo de produção de 1,4%. O Custo do grupo Mão de obra subiu 10,9%, seguido pela Qualidade do leite, que acumulou 9,2% de alta. foram elevações percentuais expressivas para um período de apenas três meses. Dois outros grupos também contribuíram para a elevação do custo: Energia e combustível e Sanidade e reprodução. Mas, com menor impacto,registraram elevação de 2,2% e 1,0%, respectivamente.Num outro extremo, a alimentação registrou deflação. O grupo Minerais acumulou queda de preços, o mesmo ocorrendo com os grupos Volumosos e Concentrado. Os dados constam do Gráfico 2.

custos de produção embrapa gado de leite março 2023 2

Na comparação de custos verificados em doze meses, houve uma variação acumulada de -3,5%. Isso se deveu à forte elevação dos custos de produção em março de 2022, quando o impacto da guerra da Ucrânia chegou até às fazendas de leite, e à posterior acomodação dos preços de insumos importantes para a produção de leite. Os grupos que geraram a inflação nos custos foram aqueles com formação de preços no mercado internacional. Passado o soluço inflacionário, foram também estes grupos tiveram quedas: Volumosos (-19,6%), Energia e combustível (-13,4%), Concentrado (-7,6%) e Minerais (-1,1%). Outros três grupos apresentaram variação positiva de preços: Qualidade do leite (28,8%). Mão de obra (17,9%) e Sanidade e reprodução (9,8%). Os dados são apresentados no Gráfico 3.

custos de produção embrapa gado de leite março 2023 3

O Gráfico 4 mostra a variação mensal do ICPLeite/Embrapa. Conforme se verifica, ao longo de 2022 ocorreram impactos de forte e rápida elevação nos custos em momentos específicos, seguido por períodos de queda contínua nos custos de produção, caracterizando um período de forte volatilidade nos preços dos insumos. Desde maio/2022 e nos meses subsequentes é mais barato produzir leite que em março/2022.

custos de produção embrapa gado de leite março 2023 4

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress