Em visita às instalações da Fazenda Sauipe, com foco nas ações do projeto SIAGRO (Soluções de Inteligência para o Agro / Fazendas Inteligentes), os representantes do Sistema Faeb/Senar, acompanharam a comitiva da Embrapa Tabuleiros Costeiros, formada pelo Chefe Geral, Marcus Aurélio Soares Cruz, o Chefe-Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento, Marcelo Fernandes e o pesquisador Edson Pato.
A propriedade dispõe de uma área de produção de coco e pastagens, colmeias, instalações e equipamentos, mananciais hídricos e uma extensão belíssima de mata atlântica.
Estiveram presentes na ação, o assessor técnico do Senar Bahia, Luiz Sande; a coordenadora de Programas da entidade, Ellen Borges; o empresário e proprietário Paulo Avena e o consultor Marsel Nogueira.
Na Fazenda Sauipe será implantada a primeira versão do SIAGRO, uma proposta de Parque Tecnológico, onde se juntam os melhores em um único lugar, com o objetivo de desmistificar o conceito de que inovação, tecnologia, boa gestão e sustentabilidade são para grandes centros de pesquisa, empresas ou universidades. Através de parcerias e integração institucional, as Fazendas Inteligentes serão equipadas com o que há de mais moderno, aplicável e sustentável em inovação tecnológica, sejam elas digitais ou extremamente simples.
“A Fazenda Sauipe foi selecionada por apresentar os pré-requisitos definidos pela metodologia do projeto como fundamentais, importantes e imprescindíveis – proximidade de grandes centros urbanos e mercado consumidor, fácil acesso, localizada numa região de grande potencial agropecuário e pouca atuação institucional, condições edafo-climáticas ótimas, principalmente em relação à alta disponibilidade de água de boa qualidade, empresário com grande comprometimento e espírito de servir, propriedade conduzida de forma sustentável”, esclareceu Ellen Borges.
O Chefe Geral da Embrapa, Marcus Aurélio Soares Cruz, destacou a importância das parcerias nesse projeto. “Estamos passando por um momento de escassez de recursos financeiros e isso demanda uma inteligência e racionalização na utilização desses recursos e de todos os outros, como técnico, humano, logístico. Isso fica muito mais factível quando se trabalha em parceria, principalmente num projeto bem estruturado, tecnologicamente bem ajustado, inovador, inteligente. Precisamos agilizar o processo de formalização desta parceria para darmos início às ações”, comentou.
Marcelo Fernandes, chefe-Adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa, confirmou a adesão da instituição junto ao projeto. “Daremos todo apoio institucional no que se referir à aplicação e validação de tecnologias, principalmente nas cadeias produtivas do coco, leite, mel, citrus e culturas anuais, como a batata doce, e na adesão de outros centros de pesquisa da Embrapa, como o de Gado de Leite e Mandioca e Fruticultura”.
O assessor Técnico do Senar Bahia, Luiz Sande, reforçou a importância dos parceiros para a concretização da ação. “Um projeto dessa grandeza e com foco na multiplicação de conhecimento em inovação, tecnologia, gestão, sustentabilidade, não caberia existir sem a participação e parceria da maior referência mundial em tecnologia agropecuária, que é a Embrapa”, concluiu.
Fonte: Ascom Sistema FAEB/SENAR