Sistema FAEB

Evento de cacau reúne produtores dos principais estados produtores na Bahia

<header>Evento de cacau reúne produtores dos principais estados produtores na Bahia</header>

A terça-feira de feriado foi todo dedicado ao cacau. Desde o local escolhido para sediar o I Encontro da Comunidade Cacau do Brasil, a Estação Rio do Braço, local que foi revitalizado e que ainda guarda lembranças dos tempos áureos do cacau, até as palestras, rodas de conversa, tudo foi relacionado ao fruto de ouro que vem se reinventando e atraindo novos e velhos apaixonados pela cultura.

O grupo nasceu, a aproximadamente há um ano, a partir da união dos agricultores que se juntaram em um aplicativo de celular, para encontrar soluções rápidas para a crise do cacau, que a época, fora uma das maiores secas enfrentadas pela região. “Nós precisamos encontrar uma solução para não perdermos de vez as lavouras que estavam sendo castigadas com a seca e decidimos fazer o grupo do celular para unir as ideias e solucionar o problema, foi aí que nasceu a comunidade do cacau do Brasil e fizemos a nossa primeira ação que foi a nucleação das nuvens”, contou um dos criadores do grupo Águido Muniz.

A comunidade do cacau cresceu, agricultores de várias regiões se juntaram para trocar opiniões sobre o cacau, mas muitos deles ainda não se conheciam pessoalmente e foi, também, essa a motivação do grupo ao promover o encontro presencial. “Toda a nossa conversa gira em torno do cacau e claro, que, ao nos encontrarmos o tema tinha que ser cacau. Mas, nada melhor que reunir diversão e conhecimento e é isso que promovemos hoje, com palestras técnicas e a possibilidade de encontrar o grupo”, contou o também idealizador do encontro Augusto Novaes.

Produtores de diversas regiões da Bahia estiveram presentes no encontro, que também teve a participação de produtores dos estados do Pará e Espirito Santo que aproveitaram o momento para visitar as plantações da região, bem como para divulgar as novidades que estão auxiliando na produção do fruto, a exemplo, a máquina desenvolvida pelo cacauicultor paraense Sérgio Vieira, que beneficia o fruto e melhora a qualidade das amêndoas.

As palestras sobre mercado de cacau e plantio de cacau na região de cabruca foram ministradas pelos especialistas Adilson Reis e Ricardo Castro. Chocolate de origem também não faltou no encontro, bem como música e um saboroso almoço para os participantes. A intenção do grupo é criar novos encontros para fortalecimento dos movimentos que buscam a permanência do cacau e das condições de produção para a região.

Os participantes elogiaram a iniciativa e ficaram satisfeitos com o momento oportunizado aos mais de 100 envolvidos representantes de Sindicatos Rurais, governo, Associação de Produtores de Cacau, Instituto Pensar Cacau, Somos Todos Cacau, Ceplac e empresas privadas no I Encontro Comunidade Cacau do Brasil.

Fonte: Mercado do Cacau

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress