
A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) celebrou, na última sexta-feira (28), os seus 60 anos de história. A festa, realizada no Cerimonial Rainha Leonor (Pupileira), reuniu lideranças do setor agropecuário, autoridades e representantes de federações de outros estados, simbolizando o peso do agro baiano e da instituição no contexto nacional.
Mesa de abertura reuniu lideranças do agro nacional
A mesa foi composta pelo presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; pelo diretor-geral do Senar, Daniel Carrara; pelo secretário de Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo; e pelo anfitrião da noite, o presidente da Faeb, Humberto Miranda. A presença de presidentes de federações estaduais e outras lideranças, como presidentes de sindicatos de toda a Bahia, reforçou a representatividade da festa, consolidando a dimensão estadual e nacional da Faeb.
Celebração, reconhecimento e futuro do agro
Durante o evento, houve agradecimentos às décadas de trabalho e dedicação de gerações de produtores rurais e gestores que ajudaram a construir o agro na Bahia. Na ocasião, foi realizada a primeira premiação da Comenda João Martins, entregue ao atual presidente reeleito da CNA e ex-líder da federação baiana. O momento serviu como reconhecimento da importância do campo para a economia estadual, fazendo jus à trajetória da Faeb desde 1965 até sua consolidação como uma das principais entidades do agro nacional.
Depois dos discursos institucionais, a comemoração seguiu com confraternização entre os participantes, com sorteios para os sindicatos dos produtores rurais e colaboradores do Sistema Faeb/Senar presentes. O maestro Yacoce Simões e a cantora Ana Mametto interpretaram os hinos nacional e da Bahia, e se apresentaram para os cerca de 600 convidados, após a cerimônia de celebração. Logo após, a banda Negra Cor comandou a festa.
Filme especial Faeb 60 anos
Um dos pontos altos da noite foi a exibição do filme especial comemorativo aos 60 anos da Faeb. A produção emocionou o público ao narrar a trajetória da entidade através de um diálogo sensível entre avô e neta, simbolizando o encontro entre a história e o futuro. Mais do que um resgate histórico, o vídeo retrata a resiliência do produtor rural baiano diante dos desafios e celebra a diversificação do agro no estado, desde o cacau à fruticultura, da pecuária aos grãos. Uma homenagem a quem constrói a grandeza da Bahia.

