Em mais uma parceria para fortalecer o setor produtivo baiano, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) e a Federação de Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio) trouxeram para a capital baiana o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, para participar do "Brasil, Futuro Econômico", evento realizado pelas duas Federações, com apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
Estiveram na mesa de abertura do evento os anfitriões do evento, o presidente do Sistema FAEB/SENAR Humberto Miranda e o presidente da Fecomércio, Carlos de Souza Andrade; o vice-presidente da República, Hamilton Mourão; o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins; e Paulo Marcondes Ferraz, da Federação das Câmaras do Comércio Exterior, no teatro Casa do Comércio.
Durante seu discurso, na abertura oficial do evento, o presidente do Sistema FAEB/SENAR ressaltou o momento de grande esperança vivido atualmente. "Estamos recomeçando um Brasil novo, que é o sonho de todos os brasileiros. Um País mais justo, de mais oportunidades e, principalmente, de igualdade para os brasileiros. Temos uma Bahia que dá certo, com um Oeste que gera milhões de reais na produção de grãos, o Vale do São Francisco sendo referência nacional em geração de emprego, o Extremo Sul com uma produção forte e diversificada; um setor agropecuário e que é responsável por mais da metade das exportações aqui do estado. Na contramão de tudo isso, temos um Semiárido que ocupa 70% do nosso território e ainda tão desigual, precisando apenas de oportunidade para se desenvolver e contribuir com a nossa economia. O Semiárido é viável e produtivo, sabemos disso, por isso a nossa grande esperança com o novo governo é de transformação dessa realidade, que com certeza virá através de muito trabalho, da geração de novas oportunidades e estamos prontos para ajudar. Não aguentamos mais esperar o Brasil do futuro, queremos o Brasil do presente", ressaltou, sendo aplaudido por todo público presente no Teatro da Casa do Comércio, em Salvador.
O presidente da CNA, o baiano João Martins, que também conhece bem de perto a realidade do estado, acrescentou: "não vamos ficar parados com essa grande oportunidade de vivenciar um novo Brasil. Estamos prontos para lutar por um País para o bem de todos e não podemos deixar a Bahia fora disso. Temos certeza de que neste novo momento, o nosso estado vai ser fortalecido. Porque só vamos ser um país do futuro se acabarmos com a desigualdade que existe no Brasil e aqui na Bahia, e o Governo Federal sabe disso", finalizou.
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou durante sua apresentação que o Governo Federal está alinhado com essas demandas do setor produtivo e apresentou algumas medidas que já estão sendo tomadas para a retomada do crescimento que, consequentemente, irão ter grande impacto também na diminuição da desigualdade. "Sabendo que não avançaremos sem um Brasil mais igual e isso é uma meta do nosso governo, que tem muitos desafios para reerguer o País, resgatando a economia, a segurança pública e reestabelecer a confiança dos cidadãos. Também precisamos tirar o peso da ineficiência do Estado das costas de quem trabalha e produz no Brasil. Precisamos investir para melhorar pra infraestrutura, como a ferrovia Oeste/Leste, através de alguma parceria privada. Muitas medidas estão sendo adotadas e vamos continuar a transformação do Brasil, que já começou", garantiu o vice-presidente.
Na platéia estavam o vice-prefeito de Salvador, Bruno Reis; o prefeito de Feira de Santana, Colber Martins, e prefeitos de outras cidades baianas; deputados estaduais e federais; o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Geraldo Júnior; secretários municipais; a vice-presidente da FAEB, Carminha Missio; produtores rurais; empresários de toda a Bahia; presidentes sindicais e outras autoridades.
Fonte: Sistema Faeb/Senar