
O Sistema Faeb/Senar vai intensificar, a partir de janeiro, as ações de capacitação e empreendedorismo rural no oeste do estado. A iniciativa foi definida durante uma reunião na sede da Faeb, que contou com a presença do presidente do Sistema, Humberto Miranda, além de diretores e representantes dos municípios da região oeste.
Participaram do encontro o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; o deputado estadual Manuel Rocha; o prefeito de São Félix do Coribe, Toni de Dalmir, acompanhado do secretário municipal de Agricultura, Dalino Caetano; e representantes de Santa Maria da Vitória, o secretário de Agricultura João Ferreira e a secretária de Saúde Bete Santos.
Durante a reunião, foram discutidas novas estratégias para levar capacitação e gerar renda no campo, especialmente em municípios que têm buscado fortalecer a produção rural por meio do acesso ao conhecimento e à tecnologia. “O objetivo dessa casa é ajudar quem quer ser ajudado, levantar e pegar na mão para ajudar a produzir”, afirmou Humberto Miranda.
Carreta do Senar Bahia levará cursos gratuitos para o Oeste baiano
Como resultado do encontro, ficou definido que a unidade móvel de processamento de alimentos, a Carreta do Senar Bahia, estará na região em janeiro, atendendo quatro municípios, incluindo Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe. A iniciativa levará cursos gratuitos e treinamentos práticos voltados a produtores rurais e trabalhadores interessados em empreender no setor agropecuário.
A carreta do Senar é uma escola itinerante equipadas com salas de aula e laboratórios que percorrem todo o estado, oferecendo cursos de curta duração em diversas áreas produtivas. Conforme destacaram os gestores municipais, a passagem da unidade promete movimentar as cidades e fortalecer a economia local. “Vai ser uma semana em que a carreta estará presente e movimentará a cidade inteira”, reforçou Toni de Dalmir.
Parceria vai promover cursos e geração de renda
As capacitações previstas incluem cursos nas áreas de apicultura, piscicultura, avicultura, e culinária, além da adesão ao Programa Despertar, que promove a educação ambiental e a sustentabilidade na educação infantil, como pilares para o setor agropecuário do futuro.
O deputado estadual Manuel Rocha destacou que o objetivo é ampliar as oportunidades para quem vive do campo na região. “A ideia é capacitar os produtores para que possam produzir cada vez mais e com qualidade, gerando emprego e renda para o nosso município”, afirmou.