
No Dia do Produtor Rural, celebrado em 28 de julho em todo o Brasil, a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) promoveu uma coletiva de imprensa para discutir diferentes temas relacionados ao campo. O evento contou com a presença de cerca de 30 jornalistas de diversos veículos regionais, que aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre a atuação do Sistema Faeb/Senar e abordar temas ligados ao setor agropecuário.
Entre diversos assuntos, o presidente da Faeb, Humberto Miranda, foi questionado sobre os impactos da taxação do governo dos Estados Unidos para produtores baianos, a produção de morango para atender à demanda repentina pelo “Morango do Amor”, a relação de órgãos reguladores com os setores produtivos, ações do Sistema para o fomento da produção sustentável, entre outros temas.
Em sua fala, um dos destaques de Miranda foi a importância do agro baiano na geração de empregos para o estado. “Hoje nós temos índices de desemprego baixos, e eu não tenho nenhuma dúvida de que isso também é graças ao trabalho do produtor rural, do setor agropecuário e de sua geração de emprego. E, atualmente, o campo não gera empregos apenas para médicos veterinários, agrônomos, zootecnistas etc. Hoje, o campo também gera empregos para programadores, advogados, profissionais de RH… Esse é o campo baiano que temos hoje”, afirmou.
Dia do Produtor Rural: data para valorizar quem movimenta o país
A coletiva integrou as ações comemorativas do Sistema Faeb/Senar pelo Dia do Produtor Rural. A data homenageia os homens e mulheres do campo que estão na base da cadeia produtiva de alimentos e fazem do Brasil um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo.
Durante o encontro com a imprensa, a Faeb também reforçou seu compromisso com a representação política em defesa dos interesses do setor, bem como com a capacitação dos produtores rurais e o fortalecimento das atividades agropecuárias em todas as regiões da Bahia, especialmente por meio das ações do Senar e das parcerias com os mais de 100 sindicatos de produtores rurais.
A programação foi marcada ainda pela apresentação de dados e informações estratégicas sobre o setor, além da entrega de kits personalizados aos jornalistas e um café da manhã com produtos típicos da agricultura familiar.
Imprensa como ponte entre o campo e a sociedade
Durante a coletiva, o presidente da Faeb também destacou o papel estratégico da imprensa na construção de pontes entre o campo e a cidade. Segundo ele, comunicar com clareza as realidades e os avanços do setor agropecuário é essencial para combater estigmas e fortalecer a conexão da sociedade com quem produz o alimento que chega à mesa dos brasileiros. “Precisamos, cada vez mais, estreitar a comunicação entre o campo e a cidade. Até para a gente conhecer melhor, quebrar paradigmas e mostrar o que está acontecendo nessa Bahia maravilhosa, produzido desde o pequeno até o grande produtor”, destacou Humberto.
Na ocasião, o presidente reforçou ainda que o Sistema Faeb/Senar atua diretamente junto a mais de 30 mil produtores com Assistência Técnica e Gerencial, onde cerca de 90% deles são pequenos produtores. “É o pequeno quem precisa de braço, da tecnologia, da educação, da assistência técnica, do conhecimento, para transformar a vida das pessoas. Isso é o que a gente precisa comunicar com vocês, porque vocês são fundamentais para levar essa boa informação para toda a nossa Bahia e, em especial, para nossa Salvador”, concluiu.