A Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) sediou, nesta quarta-feira (21), o 605° Capítulo da Guilde Intertacional des Fromagers, uma cerimônia que teve como intuito homenagear e entronizar produtores de queijos e pessoas que exercem um relevante trabalho atrelado à cadeia produtiva do leite, entre eles o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, pelo trabalho realizado à frente da instituição e por fomentar a cadeia produtiva.

A Guilde Internationale des Fromages é uma organização sem fins lucrativos fundada na França, que tem por missão reunir pessoas relacionadas às cadeias da produção leiteira, em todos os níveis no mundo inteiro.

O evento foi realizado em parceria com o Sebrae Bahia e com a SerTãoBras. Além da Cerimônia, o evento contou com a apresentação e degustação de queijos baianos premiados no Concurso do XVI ENEL – Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados, realizado pelo Sebrae em Vitória da Conquista em julho e no Concurso do Mundial de Queijo do Brasil, realizado em São Paulo no último final de semana.

A SerTãoBras é uma sociedade civil sem fins lucrativos, mantida por doações de pessoas físicas e jurídicas, defendendo a valorização dacadeia agro-alimentar artesanal enquanto uma cultura que deve ser fortalecida, como o queijo de leite cru que é um dos produtos mais marcantes da cultura brasileira, desejam mudar a realidade das normas que restringem legalmente seu consumo.

"É motivo de muito orgulho ter produtores baianos e nordestinos sendo entronizados na Guilde Internationale des Fromagers, o convite para fazer parte desta confraria evidencia o destaque, a valorização e o reconhecimento a estes produtores na cadeia produtiva do leite, a nível internacional. Eles passam a ser uma referência e uma inspiração para os demais produtores pelo relevante trabalho que estão exercendo, mostrando para o mundo queijeiro o potencial que a Bahia possui na produção de produtos artesanais e autorais, que trazem muita história, cultura e tradição nas suas receitas", ressaltou Juliana Antunes Faria, Analista técnica da Coordenação de Agronegócios do Sebrae Bahia e Secretária executiva da Comissão Baiana da Cadeia Produtiva do Leite.

O empresário Leonardo Mello, estudioso e atuante na pauta dos queijos artesanais, é sócio proprietário da Dom Queijos, em Dom Macedo Costa e se tornou membro da Guilde Internationale des Fromagers, em uma solenidade com características medievais de entronização à Guilde, Leonardo foi condecorado membro oficial.

No momento foi realizada também a apresentação do gruyère suíço, premiado como super ouro e melhor queijo do mundo no Mundial de Queijo do Brasil, onde concorreram 1133 produtos lácteos de 11 países, e premiou 20 produtos lácteos baianos de 13 produtores, dentre eles produtores atendidos pela Assistência Técnica do Senar Bahia.

Na cerimônia, foram entronizados:

Juliana Antunes Faria

Leonardo Mello Cerqueira

Felipe Francisco da Cunha

Amaro Ezequiel Santos

Heráclito Silva de Souza

Kátia Flavia Santa Rosa Dantas Souza

Leonildo Firmino de Souza

Paulo Emílio Landulfo Medrado de Vinhares Torres

Fernanda Tavares Bandeira de Mello

Humberto Miranda Oliveira

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar