Nova estrutura vai atender cerca de mil alunos por ano e fortalecer agropecuária nacional

A Princesa do Sertão, Feira de Santana, ganhou, nesta sexta-feira (26), o Centro de Excelência em Zootecnia, do Sistema CNA/Senar. A inauguração da estrutura com investimento superior a R$ 25 milhões é um marco para a educação técnica voltada ao setor agropecuário no Brasil.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da CNA, João Martins da Silva; do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo; do presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda; do diretor geral do Senar, Daniel Carrara; da Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; além de presidentes de Federações da Agricultura de diversos estados e de presidentes de sindicatos rurais da Bahia. O diretor geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz e outras lideranças políticas e do setor agropecuário também estiveram presentes no novo centro instalado no Parque de Exposições João Martins da Silva, em Feira de Santana.

Na cerimônia de inauguração, o presidente da CNA destacou a importância de Feira de Santana para a equinocultura e revelou futuros investimentos em educação. “Estamos trazendo para Feira de Santana um centro que vai engrandecer a produção rural dessa terra. Desde criança acompanho a importância dessa cidade, que já foi o maior ponto de convergência das boiadas da Bahia e hoje é a segunda maior força econômica do estado. Esse é apenas o início de um projeto maior: serão investidos R$ 200 milhões em Centros de Excelência em todo o Brasil. O país vai pra frente porque o agro já mostrou que é o grande motor da nossa economia”. Afirmou João Martins.

Impacto para a região

O novo centro chega para atender uma demanda histórica de Feira de Santana, que se destaca na criação de equinos, mas ainda enfrenta a escassez de mão de obra qualificada. A expectativa é que a formação de profissionais de nível técnico e superior contribua diretamente para a melhoria da pecuária regional e nacional.

Para o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, a nova estrutura será fundamental para proporcionar dignidade e pertencimento às famílias do campo. “Aqui é uma escola, e é na escola que construímos os alicerces de uma sociedade. Hoje falta mão de obra no campo, e não adianta esperar que ela apareça do nada. É preciso formar, preparar as pessoas, e é exatamente isso que estamos fazendo aqui. Com esse centro, damos condições para que jovens e trabalhadores tenham sustento no campo e permaneçam em suas comunidades, ajudando a fixar as famílias na zona rural.”

Cursos técnicos e ensino superior no centro

O diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanchez, destacou que o propósito do novo centro é formar pessoas para o agro brasileiro, entregando à produção rural profissionais cada vez mais qualificados.

Segundo ele, a meta é atender mais de 4.100 alunos por ano, distribuídos em diferentes modalidades de ensino:

•   960 vagas na formação técnica profissionalizante, sendo 480 alunos no Curso Técnico em Zootecnia, com foco na gestão de propriedades rurais;
•   600 jovens em programas de qualificação;
•   2.600 vagas em cursos de Formação Profissional Rural (FPR), como doma e equitação, entre outros.

A partir do dia 6 de outubro, interessados poderão fazer suas inscrições para as primeiras turmas de curso técnico do Senar no novo Centro de Excelência em Equinocultura de Feira de Santana.