Sistema FAEB

Feira de Santana recebe o Encontro Anual do Programa Despertar

Nos seus onze anos de existência, o programa Despertar vem mudando a vida de diversas crianças dos municípios baianos. São inúmeras as histórias de dedicação e transformação, por isso não faltaram emoção e entusiasmo no Encontro Anual do Programa realizado nesta quinta-feira, 23, em Feira de Santana. O evento que aconteceu num hotel da cidade contou com as presenças do Vice-Presidente da FAEB, Humberto Miranda; presidentes de Sindicatos Rurais; secretários de educação dos municípios, além dos coordenadores, agentes e crianças participantes do programa. Durante todo o dia foram apresentados os destaques de cada núcleo, os resultados dos trabalhos realizados ao longo do ano, depoimentos de agentes e coordenadores, e apresentações.  

“O encerramento do Programa Despertar nos deu a certeza de que valeu a pena todo o investimento que o Sistema FAEB fez em 2016 na formação de pessoas e cidadãos nas escolas do ensino fundamental desses setenta e cinco municípios. É muito gratificante ver o entusiasmo dos professores, dos coordenadores, dos secretários de educação, do prefeito que aqui esteve e principalmente dos alunos que estão repassando a consciência do que aprenderam durante o ano”, afirmou o vice-presidente da FAEB, Humberto Miranda, que também destacou o alto nível dos participantes do programa: “Ver crianças fazendo reivindicações aos poderes públicos e ajudando a fazer políticas públicas dentro dos municípios, é um fruto fundamental de cidadania do programa. Eles são os protagonistas de suas histórias dentro das suas regiões”, finalizou.

O sucesso do programa era evidenciado pelo orgulho que transparecia no olhar e nas palavras de cada criança que falava sobre o programa. “Ser um agente Despertar é um privilégio porque é algo totalmente diferente e inovador, que desperta, de fato, o prazer em fazer e ver que o seu trabalho se torna mais produtivo. Esse foi um ano maravilhoso,  adquiri diversos conhecimentos que vou levar para o resto da minha vida. Atuar como agente Despertar é uma das melhores oportunidades que eu já tive”, relatou Fabiana de Oliveira Souza, estudante do município de Miguel Calmon.

As crianças se tornam agentes multiplicadores das noções de educação socioambiental que recebem no programa, e assumem a missão de difundir os conhecimentos para os pais e colegas, mas revelam grande prazer em realizar a missão proposta pelo Despertar. “Eu gosto muito do que faço, ver cada dia coisas novas e participar de reuniões sobre temas relacionados ao nosso planeta. O que aprendo com o programa Despertar eu repasso para os meus colegas, peço para eles fazerem atividades e debaterem sobre os temas, e com isso eu estou ajudando a incentivar mais pessoas a cuidar e preservar o meio ambiente, porque se elas não se conscientizarem agora, pagaremos um preço muito caro no futuro”, concluiu Beatriz Silva de Oliveira, estudante do município de Itaquara.

E assim o programa vai cumprindo a sua missão, despertando consciência e responsabilidade ambiental nas crianças do campo e gerando a esperança de um futuro melhor.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress