O Brasil e o futuro da agricultura no mercado internacional foi o tema da palestra apresentada pela superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, na quarta (25), durante do 27º Agrinordeste, em Olinda (PE).
Lígia analisou tendências de produtos para o mercado internacional e apresentou dados sobre os principais parceiros do agro brasileiro. A palestra abordou as necessidades e os desafios para que pequenos e médios produtores da região se tornem exportadores.
“Todas as regiões do Brasil têm potencial para crescer. A nossa agricultura já mostrou isso com um crescimento de produtividade grande no Brasil inteiro, mas o nosso mercado consumidor cresce bem menos do que a nossa produtividade, então temos de buscar novos mercados”, afirmou ela.
A superintendente de Relações Internacionais da CNA destacou a importância do evento para aproximar o tema dos produtores e compartilhar informações das missões internacionais e estudos realizados pela entidade.
Na opinião dela, quanto maior o acesso a novos mercados, mais oportunidades e possibilidades de retorno para os produtores brasileiros.
“É o momento de se adaptar, investir na nossa produção e pensar em estratégias coletivas de comercialização. Não dá mais para cada um querer fazer a sua própria comercialização, sendo um pequeno ou médio produtor. A gente precisa ter escala, ter padrão e só fazemos isso juntos”, disse Lígia.
Assessoria de Comunicação CNA