Com a intenção de criar um Fundo de Apoio Agropecuário para o estado de Sergipe, o secretário sergipano de Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), André Luiz Bonfim Ferreira, veio até à Bahia trocar experiências com entidades e órgãos ligadas ao setor. Na manhã desta quinta-feira (6), o secretário, acompanhado pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (Faese), Ivan Sobral, esteve em reunião na sede do Sistema Faeb/Senar, em Salvador, com o presidente da Faeb, Humberto Miranda, e o titular da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri), Lucas Teixeira Costa.

Durante a reunião, foram apresentadas ao secretário e outros representantes do estado de Sergipe, pelo diretor de Defesa Sanitária Animal da Adab, Rui Leal, a criação e a dinâmica de funcionamento do Fundo de Apoio a Pecuária do Estado da Bahia (FUNDAP), órgão criado por entidades ligadas à cadeia produtiva que auxilia nas ações emergenciais e de defesa sanitária animal.


 
Para o secretário André Luiz, essa foi uma oportunidade de construir um Fundo para Sergipe que possa garantir segurança aos produtores rurais, como já acontece em outros estados do Brasil. “Boa parte do país já conta com isso, mas, em Sergipe, estamos no zero ainda. A partir de hoje estamos iniciando uma nova caminhada e essa troca de experiências aqui é fundamental para o nosso desafio”, disse.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda acrescentou ainda que a arrecadação é importante para garantir que, em um momento de emergência, o produtor rural possa recorrer ao Fundo, tendo segurança para ressarcir possíveis prejuízos. “Espero que tenhamos ajudado o secretário André Luiz, porque precisamos sempre nos unir para fortalecer a agropecuária nordestina. Aproveito para agradecer também ao presidente da Federação de Sergipe, Ivan Sobral, por ter provocado esse encontro e já coloco a Faeb sempre à disposição para contribuir com nosso setor”, completou Humberto.


Também participaram do encontro André Barreto Pereira, da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Sergipe (SFA/SE); Tânia Maria S. Reis, da Seagri-Se; Adriano de Sá Bouzas, Seagri-Se; Eduardo Luiz Silva Costa, Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA/SE-MAPA); Salete Vieira, da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro/Se); Bráulio Augusto, da Faese; Augusto Carvalho, do Fundap-Ba; José Wilson Gama da Silva, Fundap-Ba; o assessor jurídico da Faeb, Carlos Bahia; o gerente de programas do Senar Bahia, Carlos Rio; e os assessores do Senar Bahia, Raisa Catarina Fernandes e Luiz Sande.

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar