Encontro, organizado pela CNA, debate inovação, tecnologia e integração de ações em prol da produção agropecuária

Representantes dos institutos agropecuários vinculados à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participaram, nesta quarta-feira (13), do 2º Encontro Nacional dos Institutos Agropecuários, evento que reuniu na capital baiana lideranças, especialistas e técnicos para discutirem estratégias conjuntas que impulsionem o desenvolvimento do setor rural em todo o país.

Temas como Desafios Tecnológicos do Agro, Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), Portfólio de máquinas e implementos agrícolas deram o tom da discussão, que contou também com a participação virtual de técnicos de Brasília.

Ao apresentar os programas e projetos do Instituto Agropecuário da Bahia (Iagro), a presidente Carminha Missio destacou a importância da Bahia sediar esse encontro. “É um momento de muita alegria para nós sermos o primeiro estado a receber o encontro nacional, ao mesmo tempo que aqui é um espaço de intercâmbio de conhecimento e experiências, para trocarmos informações técnicas acerca dos projetos encabeçados pelos institutos de cada Federação. Afinal, quando unimos esforços e compartilhamos soluções, conseguimos acelerar resultados e levar mais eficiência e competitividade para a produção agropecuária brasileira”.

Para além da troca, o objetivo é promover o alinhamento das ações entre as entidades, fortalecendo o papel dos institutos na geração de conhecimento e na transferência de tecnologias para os produtores rurais, com foco na inovação, sustentabilidade, pesquisa aplicada, capacitação profissional e articulação institucional.
O encontro também foi uma oportunidade para apresentar resultados de pesquisas e projetos em andamento e fomentar novas parcerias entre os institutos e demais atores da cadeia produtiva.

Mônika Bergamaschi, diretora executiva do ICNA, reforçou o compromisso de atuar de forma articulada em prol do produtor rural. “Encontros como esse garantem que conhecimento técnico, inovação e políticas assertivas cheguem ao campo, contribuindo para a geração de renda, empregos e alimentos de qualidade para o Brasil e o mundo”, observou.

Sobre os Institutos Agropecuários ligados à CNA

Os institutos são organizações especializadas que atuam em áreas estratégicas para o agro, desenvolvendo estudos, pesquisas e projetos voltados para o aumento da produtividade, competitividade e sustentabilidade das atividades rurais, sempre em sintonia com as demandas dos produtores.

O encontro vai até a próxima quinta-feira (14) e a programação inclui visita ao Senai/Cimatec, lançamento do app calculadora de forrageiras para o semiárido e a participação do presidente da CNA, João Martins.