Os jovens do Programa Jovem Aprendiz, do Senar Bahia, de várias regiões do estado, continuam dando os primeiros passos rumo ao mercado de trabalho. A ação sempre alinha conteúdos teóricos aos práticos fundamentais na formação técnico-profissional deles.
Na Chapada Diamantina, por exemplo, a turma do curso Aprendizagem na Olericultura acompanhou, na quinta-feira (29), a demonstração de combate a incêndios realizada pelas brigadas do Bravos e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que, no encontro, reforçaram a importância da prevenção e combate às queimadas no meio rural. Os incêndios são comuns na região conhecida pela riqueza de sua fauna e flora principalmente entres os meses de julho e novembro.
O instrutor do Senar, João Franco destacou a importância da participação das duas equipes. “Muito importante a presença dos brigadistas na aula para alertar ao perigo e preparar os jovens agir caso seja necessário. Infelizmente, queimadas na Chapada Diamantina é uma realidade”, comentou.
O grupo aprendeu também sobre a importância da construção de um mapa de risco e da aula laboral. Por fim, simularam uma eleição para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR).
Já os aprendizes da cidade de Juazeiro contratados pela empresa Agrovale construíram maquetes para retratar a produção de cana-de-açúcar em propriedades rurais. Os resultados foram apresentados para os demais colegas e, também, para os alunos do Centro de Excelência em Fruticultura. A atividade faz parte do conteúdo do módulo de Manejo e Condução da Lavoura.
A turma Aprendizagem em Fruticultura de Eunápolis, por sua vez, participou de uma aula sobre irrigação e fertirrigação, onde foi trabalhado o gotejamento, microaspersão, aspersão, casa de bombas e diluições.
Fonte: Sistema Faeb/Senar