Mais 121 jovens de três turmas do Programa Jovem Aprendiz na área rural, do Senar Bahia, concluíram a formação neste mês de novembro, receberam certificação e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Deste total, 23 jovens são da turma de Juazeiro, 33 de Luís Eduardo Magalhães e 65 de Barreiras.

Os aprendizes do programa recebem capacitação qualificada, através de cursos com carga horária de 800 ou 960 horas, preparando-os para o primeiro emprego nas mais variadas áreas do agronegócio, além de oferecer grandes oportunidades para novas experiências. Para isso, o Senar Bahia mantém em seu portfólio os cursos de Aprendiz de Trabalhador na Fruticultura, Silvicultura, Olericultura, Café, Supervisor Agrícola e Auxiliar Administrativo e Financeiro, divididos em três fases. A primeira é dedicada às disciplinas básicas, a segunda é voltada para as disciplinas técnicas com práticas concomitantes e a fase final consiste na experiência prática, quando os jovens podem vivenciar o cotidiano das empresas rurais, compatível com a proposta pedagógica do programa.

Na condição de instituição formadora, durante os cursos, o Senar é responsável pelos ensinamentos teóricos e acompanhamento das práticas profissionais, enquanto a contratação dos jovens, entre 18 e 24 anos incompletos, fica por conta das empresas rurais parceiras do programa, de acordo com a Lei 10.097/00. A normativa determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários, cujas funções demandem formação profissional e que o contrato de trabalho do jovem com a empresa deve ser assinado no primeiro dia de curso, garantindo recebimento de salário pela aprendizagem teórica e prática.

Para a jovem Milena da Silva Custódio, da turma de Juazeiro, o curso de Aprendiz em Supervisor Agrícola transformou a sua vida. “Cheguei confusa, sem saber o que encontraria, mas a seriedade e competência dos profissionais envolvidos me fez apaixonar pelo campo. Nas práticas profissionais mostrei que aprendi a fazer e fiz sabendo, principalmente no monitoramento de pragas e as atividades do Packing house”.

Na certificação da turma de Luís Eduardo Magalhães, composta pelos grupos Agronol, Castilhos, Franciosi e Agropecuária S Epp, a jovem Deisianne Almeida dos Santos relatou as transformações que o curso trouxe para a sua vida. “Agradeço a Deus por colocar o Senar na minha vida! Estava com baixa autoestima até ser convidada, através da empresa que meu pai trabalha, para ingressar no programa de aprendizagem. Aqui consegui identificar e reconhecer o meu potencial, me descobri! Sinto que agora, em qualquer problema a mim confiado, estarei preparada para conduzir”.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, participou da certificação dos jovens em Barreiras e reafirmou o empenho da Regional Bahia no desenvolvimento de pessoas, através de ações educacionais que instiguem o exercício da cidadania e a atuação profissional. Agradeceu aos jovens e às empresas rurais parceiras pela confiança depositada no Sistema Faeb/Senar/Sindicatos. Miranda destacou ainda que “os ensinamentos adquiridos no decorrer do curso de Aprendizagem, certamente contribuirão para a inserção e permanência do jovem no mercado de trabalho, promovendo o seu desenvolvimento integral, sua inclusão social e a melhoria na sua qualidade de vida.

Fonte: Ascom Sistema Faeb