Sistema FAEB

Levantamento de custos de produção de caprinos e ovinos é realizado em Juazeiro e Senhor do Bonfim

O Projeto Campo Futuro,  realizou levantamento dos custos de produção de caprinos e ovinos, nos municípios de Juazeiro (13/7) e Senhor do Bonfim (14/7). Os levantamentos tiveram a participação da EMBRAPA, que vem participando de painéis de caprinos e ovinos de todo o país. O Campo Futuro alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.

“É importante lembrar que o projeto analisa a produção de 24 culturas agropecuárias em todo o Brasil, e na Bahia completamos dez anos de parceria. Esse histórico vai culminar na produção de um livro elaborado pela CNA, com o apoio de outras instituições, que será divulgado em um seminário nacional no final deste ano, previsto para acontecer no mês de outubro, em Brasília”, ponderou o coordenador de Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

O Campo Futuro é um projeto realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em parceria com universidades e centros de pesquisa, além das Federações de Agricultura e Pecuária dos Estados.

“Foi uma participação importante, com integração de produtores e técnicos em Juazeiro. A situação hídrica continua dificultando a condição do produtor rural, por isso os resultados dos levantamentos são muito importantes para demonstrar que o segmento precisa de ainda mais atenção das instituições ligadas à atividade e dos governos”, declarou o pesquisador da EMBRAPA, Vinícius Guimarães.

A geração de informação é feita por meio de levantamento e acompanhamento de dados econômico-financeiros das principais culturas agropecuárias brasileiras, e é realizado pela CNA em parceria com instituições de ensino e pesquisa, tal como: o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) – Esalq/USP; o Centro de Inteligência em Mercados (CIM) – UFLA; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e a empresa Labor Rural, sediada na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress