Fruto da parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Bahia e de Sergipe (Senar/SE), mais 22 jovens foram certificados e estão aptos a ingressar no mercado de trabalho. Eles fazem parte da segunda turma do curso de Aprendizagem Rural no município de Rio Real, na Bahia. No mês de fevereiro será iniciada mais uma turma.

O Programa de Aprendizagem Rural tem duração de 960 horas e é formado por três etapas: módulos básicos, módulos específicos e práticas profissional. Os alunos participam de aulas teóricas, prática profissional e recebem uma bolsa de meio salário mínimo.

A aluna Joice Silva dos Santos destacou que o curso foi uma oportunidade de qualificação profissional. “Foi uma experiência única, até porque somos da zona rural e parte dos participantes não tinha conhecimento de como as coisas aconteciam de fato. Na empresa Maratá a gente aprendeu a colocar em prática”.

O aluno Lucas de Souza Santos também ressaltou que o curso será um fator importante na busca por uma oportunidade de trabalho. “Esse curso foi bom para todos nós, porque sabíamos pouco desta área agrícola. Já estou pesquisando locais para começar a trabalhar e quem sabe até aqui mesmo na Maratá”.

Parceria

As aulas teóricas e práticas foram realizadas na empresa Citricultura Maratá. O gerente da fazenda, Djalma Faria Oliveira Filho, ressaltou a importância da parceria para a realização da segunda turma da Aprendizagem Rural.

“Foi uma parceria que deu certo. Esta é a segunda turma que formamos e já vamos para a terceira. O curso foi excelente e já chegamos a aproveitar esses jovens que se formam. Foi um trio que deu certo: Senar Sergipe, Senar Bahia e Maratá”, afirmou Djalma.

O presidente Sindicato dos Produtores Rurais de Cipó e representante do Senar Bahia, José Raimundo Souza Pereira, enfatizou a importância do curso para os jovens da região.

“Quero parabenizar esses jovens que participaram durante um ano deste treinamento e parabenizar a Maratá por esta parceria, atendendo todas as normas do Senar Bahia e Senar Sergipe. Estamos aqui para ajudar dentro daquilo que for necessário e possível. O mundo hoje é o agronegócio e a oportunidade que o setor agrícola está dando a esses jovens é única”.

Fonte: Ascom Senar Sergipe e Bahia