O vice-presidente administrativo financeiro do Faeb, Guilherme Moura, participou, na quarta-feira (12), da cerimônia de posse dos 180 novos membros que irão compor os Conselhos Estaduais do Meio Ambiente (Cepram) e de Recursos Hídricos (Conerh).
Os novos membros têm a missão de pensar políticas de meio ambiente e recursos hídricos na Bahia juntos com a Sema e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).
Moura ressaltou a relevância dos conselhos para a gestão ambiental na Bahia. “Nenhum segmento econômico precisa tanto só meio ambiente quanto o segmento agropecuário. Nossa atividade depende dessa relação com os recursos naturais para que se consiga fazer uma produção cada vez mais eficiente. Qualquer ambiente de governança e instrumento de gestão que nos auxilie no uso desses recursos é sempre bem-vindo. Daí a importância desses conselhos como ambiente de discussão plural para que a gente possa escutar a sociedade e avançar”, ponderou.
O secretário Estadual do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins, conferiu a posse aos membros.
“Nenhum ser humano consciente do seu papel de cidadão planetário pode fugir à responsabilidade de agir e se posicionar a respeito da condução e do disciplinamento do uso dos recursos naturais, bem como não pode se eximir de buscar conhecimento sobre os limites destes recursos e, por meio de colegiados como estes que aqui se renovam, dar as suas contribuições”, disse o secretário, ressaltando que o da Bahia foi o primeiro do Brasil e um dos mais atuantes do País.
Os Conselhos são órgãos superiores de natureza consultiva, normativa, deliberativa e recursal do Governo do Estado. Enquanto que o Cepram tem por finalidade o planejamento e acompanhamento da política e das diretrizes governamentais voltadas para o meio ambiente, a biodiversidade e a definição de normas e padrões relacionados à preservação e conservação dos recursos naturais; o Conerh atua na defesa e proteção dos recursos hídricos, com o objetivo de formular, em caráter suplementar, a Política Estadual de Recursos Hídricos.