Mais 600 produtores e trabalhadores rurais participaram de uma ação de saúde gratuita promovida pelo Sistema FAEB/SENAR nas cidades de Araci e Campo Formoso. Através dos programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, o sistema ofereceu exames como Papanicolau, consultas urológicas, nutricionais, testes rápidos para HIV, Hepatites B e C, além de atendimentos odontológicos e lazer para as crianças.
Em Araci, cidade da região Nordeste do estado, a ação aconteceu no distrito de Tapuio, no dia 29 de março. Por lá, foram oferecidos, por exemplo, 160 exames de PSA, 114 exames de Papanicolau e 145 consultas urológicas. As crianças também puderam desfrutar de um espaço para lazer montado para recebê-las.
Já na cidade de Campo Formoso, região Centro-norte, o evento foi realizado na quarta-feira (3), na comunidade quilombola de Lage dos Negros. No total, foram 225 exames de PSA, 96 exames de Papanicolau, 184 consultas urológicas, 54 aferições de pressão arterial, 88 testes rápidos para diagnóstico de HIV e Hepatite B e C. Na ocasião, 115 pessoas receberam vacinas, 27 fizeram atualizações do Cadastro Único e 65 puderam ser atendidos pelo Garantia Safra.
Para o secretário municipal de saúde, Charles Farias, a ação trouxe para a população de Campo Formoso a oportunidade de ser consultada de forma gratuita com médicos qualificados, sobretudo aqueles que moram afastados do centro urbano.
“O projeto quando chegou no município deixou todos, inclusive a comunidade, muito satisfeita com a gama de serviços ofertados e com os profissionais e médicos capacitados. Especialistas que são de tão difícil acesso, inclusive para quem mora na sede do município”, comentou o secretário.
O grupo Sementes do Amanhã, promovido pela Secretaria de Assistência Social do município, também esteve presente no evento levando animação e distribuindo doces aos participantes, sobretudo aos pequenos.
A ação é voltada para homens e mulheres do campo e conta com apoio das prefeituras municipais e suas secretarias, como de assistência social, educação, agricultura e meio ambiente. A parceira também acontece com os sindicatos dos produtores rurais. Os mutirões são realizados em várias cidades do interior do estado e tem a intenção de levar saúde, educação e cidadania para milhares de moradores do meio rural.
“O Sistema FAEB/SENAR Bahia mostra mais uma vez o empenho que tem jeito para qualificar a saúde do homem e mulher do campo, tanto do ponto de vista da mobilização, como na qualidade do evento”, completou Magali Eleoterio, assessora técnica da diretoria de Educação Profissional e Promoção Social do SENAR.
Fonte: Ascom Sistema FAEB